BEM-ESTAR
Todos os sentidos


Cheirar, ouvir, ver, tocar, saborear. Os cinco sentidos são fontes inesgotáveis de sensações. E há ainda o sexto sentido. Misterioso por natureza, é ele que nos dá sinais concretos para fazer as melhores escolhas. Aguçar a sensibilidade e a intuição é viver plenamente.

Algumas delícias da vida só podem ser celebradas porque temos ao nosso dispor os cinco sentidos. Aromas, sons, imagens, texturas e sabores nos fazem perceber tudo que está a nossa volta e ainda alimentam a alma com infinitas sensações.

Quem já não experimentou o prazer de sentir um perfume inebriante ou se emocionar com o toque de um abraço? Para que isso aconteça, cada estímulo é recebido, processado e armazenado pelo cérebro, num complexo e veloz mecanismo de neurotransmissão.

Nariz, ouvidos, olhos, pele e boca funcionam como antenas captadoras de informações que nos fazem experimentar o que está ao redor. Se todos funcionam integrados, a percepção é maior, mais viva: "Se você apenas vê uma rosa, ativa somente um pequeno número de circuitos cerebrais. Mas, se cheira, percebe as formas, toca pétalas, folhas e espinhos, enfim a experimenta com todos os sentidos, a rosa fica armazenada para sempre na memória", afirma Lawrence C. Katz, professor de neurobiologia do Centro Médico da Universidade de Duke, EUA, e co-autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo (ed. Sextante).

Quanto mais apurados forem os sentidos, isto é, quanto mais o cérebro estiver alerta, mais é possível fazer as coisas com atenção, apreender a realidade com mais detalhes, viver plenamente o momento presente. É possível sintonizá-los como um potente radar, realizando cada gesto cotidiano como se fosse a primeira vez: "O cérebro gosta de novidades, de fazer as mesmas coisas de jeitos diferentes. Até um simples banho pode ser a chance de aguçar os sentidos e descobrir novos prazeres. Basta fechar os olhos e orientar-se por olfato, tato e audição", sugere a educadora Regina Martins, de Campinas, SP, especializada em técnicas de sensibilização.

Quem nasceu com todos os sentidos prontos para ser usados raramente lembra-se de agradecer por essa dádiva, afinal ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear são os caminhos mais diretos para conhecer a vida.


Texto: Liliane Oraggio e Liane Camargo de Almeida Alves
Reportagem Fotográfica: Ana Paula Lopes
Fotos: Luis Gomes



Abril 2001

VEJA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO




ANUNCIE | MAPA DO SITE | DÚVIDAS | EXPEDIENTE | NAS BANCAS | FALE CONOSCO | NEWSLETTER | LOJA ABRIL

Copyright © 2007 Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados
Dúvidas sobre senhas e acesso ao site, veja aqui.
Para comunicar erros no site, por favor entre em contato.
Sugestões de pautas ou dúvidas sobre reportagens, por favor envie um email