Máscara para pele sensibilizada pelo frio

Máscaras faciais feitas com ingredientes caseiros trazem uma bela oportunidade de tratar a pele que começa a ser castigada pelo frio. E também são ótimas desculpas para um ritual de relaxamento

Texto: Carol Salles | Foto: Shutterstock| Adaptação web: Tayla Carolina

Cuidar para reconectar | <i>Crédito: Shutterstock
Cuidar para reconectar | Crédito: Shutterstock


É no inverno que muita gente acaba deixando de lado os cuidados com a beleza — afinal, roupas pesadas escondem o corpo, o sol fica tímido e lá se vai a preocupação com proteção solar.

O rosto, no entanto, está sempre em evidência. Por que então não aproveitar a estação que convida ao recolhimento para um cuidado especial que embeleza e também traz bem-estar e aconchego?

Estamos falando das máscaras faciais!

Feitas com ingredientes caseiros, nos aproximam da natureza, oferecem uma chance de relaxamento e ainda devolvem o viço da pele.

“Não é impressão: o frio realmente favorece o ressecamento, a descamação e a vermelhidão. E a situação fica ainda pior para quem toma banhos muito quentes, que levam embora a hidratação natural. Nessas horas, uma máscara ajuda muito, pois repõe água perdida de maneira eficaz”, diz a dermatologista paulista Flávia Chehin. 

Como preparar máscara facial?

As receitas a seguir trazem algumas dessas referências, como a argila e a cúrcuma, mas incorporam também óleos essenciais e outros ingredientes, como o mel, excelente umectante, antibactericida e cicatrizante, e o avocado, rico em óleos e vitaminas.

Qualquer uma delas deve ser aplicada sobre o rosto limpo, a partir do centro para as laterais. As pontas dos dedos podem ser usadas para a aplicação, mas, se preferir, use um pincel do tipo vassourinha ou uma espátula de madeira, porcelana ou vidro (evite plástico).

Máscara para pele sensibilizada pelo frio

Ingredientes da máscara:

- 1 colher (sopa) bem cheia de argila rosa

- 1 gota de óleo essencial de gerânio

- Água filtrada morna

- 10 gotas de óleo de rosa-mosqueta 

Como fazer a máscara: 

Coloque a argila em um pote de vidro ou porcelana com boca larga. Vá acrescentando a água aos poucos e misture com um palito de sorvete ou colher de porcelana até formar uma pasta fluida, mas não aguada — ela deve ser fácil de espalhar, porém sem escorrer.

Por fim, acrescente o óleo essencial. Espalhe no rosto com pincel (que deve ser usado somente para esse fim).

Deixe agir por 6 a 8 minutos, no máximo, evitando que a máscara seque. Retire com água morna e gaze.

Enxugue a face com uma toalha. Pingue 10 gotas de óleo de rosa-mosqueta na mão e espalhe no rosto até ser totalmente absorvido.

 


 



11/07/2018 - 10:27

Conecte-se

Revista Bons Fluidos