Alimentos podem afetar sua saúde bucal

A alimentação pode interferir na saúde do corpo e isso se aplica à saúde bucal também. Veja quatro sinais de que os alimentos podem estar afetando sua saúde!

Texto: Tayla Carolina | Foto: Shutterstock

A alimentação pode afetar diretamente a saúde bucal | <i>Crédito: Shutterstock
A alimentação pode afetar diretamente a saúde bucal | Crédito: Shutterstock


Os alimentos influenciam diretamente em nosso corpo e isso serve para a saúde bucal também, tanto positivamente quando negativamente. 

Quando consumidos em excesso, alguns alimentos podem provocar problemas na boca. Pensando nisso, conversamos com o dentista Mario Groisman, mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, e ele destacou quatro sinais de que sua alimentação pode estar colocando sua saúde bucal em risco. Confira!

Cáries

Uma das doenças mais comuns é a cárie dentária. Mário explica que no Brasil há uma cultura de ingerir açúcar com frequência, que está presente nos doces, mas também em carboidratos como arroz e feijão. 

Quando esses alimentos são consumidos em excesso, há o surgimento de cáries. Para evitar os germes, o ideal é escovar os dentes depois de cada refeição, ao acordar e antes de dormir, sem esquecer o fio dental. 

Alguns alimentos podem ser usados a seu favor, como as fibras. Segundo o dentista, elas são capazes de fazer uma pré-escovação, auxiliando na limpeza dos dentes. Pepino, maçã e melancia são ótimas opções. 

Herpes labial

A herpes provoca lesões bolhosas nos lábios e não tem cura, mas pode ser controlada. Alimentos ricos em lisina, como a carne vermelha, o leite e seus derivados são ótimos para driblar o aparecimento dessas lesões. 

Outros alimentos como o chocolate, abacaxi e castanhas devem ser consumidos com mais cuidados, pois podem contribuir com a proliferação do problema. 

Sangramento gengival 

Mário explica que os sintomas mais comuns da gengivite são o sangramento com facilidade das gengivas, principalmente ao escovar os dentes, inchaço, vermelhidão, mau hálito e gosto ruim na boca. 

O consumo de bebidas alcoólicas pode ter relação com o problema, já que os tecidos bucais podem sofrer corrosão e há diminuição da produção salivar. 

Manchas nos dentes 

As manchas dentárias possuem relação direta com a alimentação, porque comidas industrializadas, com corante e bebidas escuras, como café e vinho, são responsáveis por contribuir com o aparecimento de manchas e amarelamento do sorriso, de acordo com o dentista. 

Escovar os dentes, a língua e passar fio dental diariamente é fundamental para evitar manchas e amarelados. Além disso, alimentos com ação adstringente, como maçã e cenoura, auxiliam na limpeza.  E não se esqueça de visitar seu dentista regularmente para evitar complicações. 
 



09/08/2018 - 11:55

Conecte-se

Revista Bons Fluidos