Publicidade

É simples, mas exige cuidados! Confira 5 erros comuns que você pode estar cometendo durante o banho

A água demasiadamente quente é um dos grandes problemas que pode, sim, trazer consequências negativas para sua pele; saiba mais

É simples, mas exige cuidados! Confira 5 erros comuns que você pode estar cometendo durante o banho – Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O banho higiênico é algo implementado na rotina, praticamente automático para ser humano, principalmente para o brasileiro, que adora se banhar mais de uma vez ao dia.

Publicidade

Nós da Bons Fluidos montamos uma matéria especial para nossos leitores dando dicas de como trasformar seu simples banho em um momento zen. Investir em velas e massageadores foram algumas sugestões que nós demos. Para saber mais, clique aqui e leia a matéria completa.

+ VEJA: Espirulina: entenda o que é este superalimento obtido de um dos seres mais antigos que existem

+ VEJA: Espirulina: entenda o que é este superalimento obtido de um dos seres mais antigos que existem

Hoje, porém, vamos mostrar para vocês quais os principais erros que você pode estar cometendo no momento do banho, uma vez que estes são, infelizmente, comuns. Para isso, listamos cinco; confira abaixo e veja como mudar este hábito. As dicas foram baseadas em matéria compartilhada no portal VivaBem, do UOL.

Publicidade

BANHOS MUITO QUENTES

Tomar banho com a água muito quente, além de danificar a pele, acaba causando o que conhecemos como efeito rebote. Se você nunca ouviu falar no efeito rebote, nós te explicamos: a pele necessita de uma camada de oleosidade para se manter hidratada e protegida, acontece que a água quente (assim como alguns produtos adistringentes) retiram mais óleos do que deveriam. A pele, por sua vez, necessitando de sua proteção natural, passa a produzir mais oleosidade do que antes, desfavorecendo pessoas que tem, por exemplo, acne.

Uma boa dica é ir diminuindo a temperatura da água gradualmente para que você se acostume e hidratar bem a pele até três minutos após o banho.

Publicidade

CUIDADOS EM RELAÇÃO AO SABONETE

Se você está acostumado a tomar mais de um banho por dia, opte por passar o sabonete em todo o corpo apenas uma vez. Não há necessidade de ‘limpar’ demasiadamente o corpo várias vezes por dia. Isso pode, inclusive, causar ressecamento da pele. No segundo banho, quando for usar o sabonete, escolha passar apenas nas regiões em que você mais transpira.

Outra dica importante: se você tem a pele muito sensível e tende a ter alergias cutâneas, invista em sabonetes neutros, sem corantes e essencias. 

Publicidade

USAR A MESMA TOALHA POR MUITO TEMPO

São dois os cuidados que você deve ter com a toalha de banho. O primeiro está relacionado com a troca. Uma sugestão é trocar a toalha semanalmente. Para facilitar, escolha um dia da semana para sempre fazer isso. Se quinta-feira é dia de faxina, então troque a toalha neste dia, por exemplo. O segundo cuidado diz respeito a maneira que você deixa a toalha após o banho. Ao invés de pendurá-la num gancho, simplesmente, opte por deixá-la aberta. Assim, ela irá secar mais rapidamente e evitará a proliferação de fungos.

EVITE AS ESPONJAS DE BANHO

Publicidade

As esponjas de banho, assim como os esfoliantes corporais, devem ser usadas esporadicamente. Isso porquê elas podem prejudicar a derme através da fricção. Deixe para usá-la uma vez na semana, por exemplo. Outra dica é nunca deixar sua esponja de banho dentro do box ou guardá-la em um local fechado após o uso. Essas atitudes irão favorecer a proliferação de fungos, a mesma história da toalha molhada.

VOCÊ É DO TIME QUE LAVA OS CABELOS TODOS OS DIAS?

Se a resposta for sim, que tal experimentar ficar sem falar o cabelo por uns dias? Faça esse teste! Muitas pessoas, principalmente mulheres, então acostumadas a lavar os cabelos diariamente sem necessidade, uma vez que não tem a raiz oleosa, por exemplo. Limpar demasiadamente pode causar o que explicamos ser o efeito rebote.