Publicidade

Sons da natureza: por que os pássaros cantam tão cedo?

Acordar com o coro dos pássaros é agradável para muitas pessoas, mas você já se questionou por que eles cantam tão cedo? Veja as hipóteses

Saiba por que pássaros cantam tão cedo – Unsplash/ Jeffrey Hamilton

Só quem acorda cedo, junto com o nascer do sol, sabe o prazer que é ouvir o canto dos pássaros. Exclusivamente neste momento do dia conseguimos ouvir com mais clareza estes sons da natureza. Até mesmo em grandes zonas urbanas, eles estão lá todas as manhãs tornando o momento do despertar mais bonito sonoramente. 

Publicidade

Mas, você já se questionou por que ouvimos os pássaros mais ativos ao amanhecer do que em outros horários do dia?

O comportamento das aves é estudada e observada há anos por cientistas e muitas descobertas já foram feitas sobre o assunto. Sabe-se que os pássaros geralmente tendem a ser mais ativos nas primeiras horas da manhã, bem como ao anoitecer e, se você pretende ser um observador de pássaros, terá que madrugar. 

+++ Encantos da natureza: conheça a espécie de pássaro apelidada de ‘bolinha de algodão’

A maioria das espécies são mais ativas no início da manhã, logo ao nascer do sol, mas as razões para esse fenômeno ainda não são muito bem compreendidas.

Publicidade

Alguns cientistas argumentam que os pássaros simplesmente acordam cedo porque como a luz ainda está fraca e a visibilidade, inclusive para a caça, está mais complicada, a coisa mais produtiva que um pássaro pode fazer de manhã cedo é cantar – seja para se divertir, se comunicar com outros pássaros ou, principalmente, marcar seu território.

+++ Aves hipnotizantes: sonhar, pensar ou ver corujas pode ter significados no mundo espiritual

Outro fator que nos leva a pensar que os pássaros cantam mais pela manhã é o fato de que neste momento do dia a poluição sonora — aquela de grandes cidades, causadas pelo tráfego de carros e sons de pessoas na rua — ainda é pequena. Por esse motivo conseguimos ouvir com mais clareza o coro das aves. 

Publicidade