Publicidade

HIPNOSE: 5 mitos e verdades que todos deveriam saber sobre essa ferramenta terapêutica

Na coluna desta semana, Charles Bueno desmistifica afirmações que ele costuma ouvir sobre hipnose e esclarece as maiores dúvidas sobre a terapia

O que você precisa saber sobre a hipnose – Freepik

Apesar de ainda ser cercada de mitos e crenças, a hipnose já foi comprovadamente reconhecida pela ciência desde 2001 para diversos tratamentos e curas e como uma oportunidade de modificar sensações, percepções, pensamentos e comportamentos.

Publicidade

Uma ferramenta terapêutica estudada e comprovadamente efetiva para tratar condições físicas e emocionais, como a dor, ansiedade e os distúrbios de humor que ainda pode ajudar as pessoas a mudar hábitos, como parar de fumar ou estabelecer uma rotina de estudos.

Para desvendar as mentiras que ainda acercam a técnica, eu separei aqui as 5 mais básicas que eu encontro sempre por aí:

+++ 10 passos para se livrar da ansiedade em casa

A pessoa hipnotizada perde o controle da situação e fica nas mãos do hipnólogo?

Publicidade

MITO. Os profissionais da hipnose são apenas facilitadores do processo e trabalham como se fossem um GPS que dita o caminho para que a pessoa hipnotizada possa atingir o seu objetivo durante o processo. A hipnose só acontece em pessoas que se permitem ser hipnotizadas, essa é a maior prova de que que a inconsciência não é atingida, portando ninguém revela segredos e nem fala o que não quer quando está sob esse processo. 

É possível que uma pessoa fique ‘presa no transe’ na hipnose’?

MITO. Quando a pessoa entra em “transe” esse é um estado natural da mente, o qual a hipnose possibilita potencializar esse estado de atenção e direcioná-la, mas isso depende necessariamente do interesse e engajamento da pessoa. Não há como nesse sentido ela ficar “presa”. Ela estará exatamente como ela quiser e se deixar estar.

Publicidade

+++ 30 segundos para se livrar de pensamentos indesejados com a hipnose

A técnica altera o funcionamento do cérebro durante a execução?

VERDADE. Durante a hipnose acontece uma diminuição da atividade cerebral na área giro do cíngulo anterior, que faz parte da rede neural cerebral responsável pela manutenção da vigilância do ambiente externo. 

Publicidade

Há um aumento nas conexões entre o córtex pré-frontal dorsolateral e a ínsula. Essa é uma conexão cérebro-corpo responsável pelo controle do que está acontecendo no corpo físico, por exemplo, a regular uma dor sentida em uma determinada situação, por isso a técnica atua para minimizar dores e emoções negativas.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

VERDADE. A hipnose é indicada para todas as pessoas que querem aprender a usar melhor a mente e obter melhores resultados no campo pessoal e profissional. 

Publicidade

Existe algum perigo nessa prática? 

DEPENDE. A hipnose não oferece nenhum risco especial ou efeito colateral, mas não pode ser feito por um profissional despreparado. É essencial seguir as orientações da Sociedade Brasileira de Hipnose que seleciona profissionais qualificados e devidamente capacitados para aplicar a técnica. 
 


Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso mais novo colunista, Charles Bueno, chegou! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!

Instagram: @charlesbuenohipnologo

www.masteremhipnoseclinica.com.br