Publicidade

Pedra da prosperidade: cientistas descobrem ouro em Pirita, mineral chamado de ‘ouro de tolo’

No passado, garimpeiros acreditavam que havia ouro na Pirita quando, na verdade, se tratava de uma composição de ferro

No universo dos cristais poderosos, a Pirita é conhecida como a pedra da prosperidade – Pixabay/ PollyDot

Um estudo recente elevou o valor da Pirita, uma pedra com composição de dissulfeto de ferro popularmente conhecida como “ouro de tolo”, e mostrou que ela pode ser muito mais preciosa do que se imagina. 

Publicidade

A Pirita é um mineral conhecido há centenas de anos e muito popular no universo energético por conta de suas propriedades ligadas à prosperidade. No passado, devido sua semelhança com ouro, muitos garimpeiros confundiam a pirita e acreditavam ter encontrado o metal precioso quando, na verdade, se tratava de um dissulfeto de ferro sem grande valor — não é à toa que esta pedra foi apelidada de “ouro de tolo”. 

+++ ”Pedra da prosperidade”: conheça os benefícios da poderosa Pirita e veja como utilizá-la

Apesar de não se tratar da mesma coisa, a pirita e o ouro se formam em condições semelhantes e ela pode indicar que o ouro verdadeiro está próximo. No entanto, pesquisadores descobriram que os cristais de pirita às vezes contêm a nanopartícula ocasional de ouro real que fica presa no processo de cristalização.

O “ouro de tolo” pode ser de verdade

Publicidade

Um novo estudo feito por cientistas da Curtin University, na Austrália, encontrou uma forma diferente de ouro escondido na pirita.

Como a pirita é um cristal, isso significa que seus átomos estão dispostos em um padrão limpo e previsível. Mas nenhuma estrutura de cristal é perfeita e cientistas descobriram que o ouro pode se esconder em pequenos defeitos na estrutura do cristal da pirita.

+++ Amazonita alivia traumas e acalma a mente! Conheça as propriedades energéticas desta pedra poderosa

Publicidade

“A taxa de descoberta de novos depósitos de ouro está em declínio em todo o mundo com a degradação da qualidade do minério, paralelamente ao aumento do valor do metal precioso”, disse o líder do estudo Denis Fougerouse, geólogo econômico da Curtin University em um comunicado.

De acordo com os cientistas, infelizmente, o ouro escondido dentro do mineral amarelo brilhante não é suficiente para tornar garimpeiros milionários, mas pode ser o suficiente para extrair pela mineração industrial de uma forma relativamente ecológica.
 

 

Publicidade