Como cultivar orquídea?

Veja os principais cuidados que a arundina ou orquídea-bambu necessita

Texto: Redação | Foto: iStock | Adaptação web: Tayla Carolina

Arundina ou orquídea-bambu | <i>Crédito: iStock
Arundina ou orquídea-bambu | Crédito: iStock


De porte alto, longo e ereto, chegando a 2 metros de altura, a arundina é também conhecida como orquídea-bambu. Suas flores surgem o ano todo na ponta dos ramos e ficam lindas ao longo da parede ou em conjunto isolado no jardim 

Local

A arundina gosta mesmo é de sol direto, de preferência na face norte, para não se curvar em busca de luz. “Ela até aceita meia sombra, mas irá florescer pouco”, diz a paisagista Nô Figueiredo. 

Plantio

Deve ser plantada longe de geadas, em solo fértil, rico em matéria orgânica e permeável. “Para multiplicá-la, divida as touceiras ou pegue estacas-ponteiros das brotações laterais”, explica. 

Rega

É importante irrigar o solo periodicamente. De duas a três vezes por semana quando o clima estiver quente e seco e de uma a duas vezes por semana quando estiver frio e úmido.

Poda 

Prefira podar a Arundina graminifolia logo após a sua floração, retirando as hastes mais velhas. “Tire apenas as flores e os galhos secos para manutenção da beleza da planta”, orienta Nô.

Adubação 

Como essa orquídea pode florescer o ano todo, mantenha o solo fértil. “Adube três ou quatro vezes por ano com húmus de minhoca”, ensina a paisagista. Isso evitará o amarelamento dela.



15/08/2018 - 14:47

Conecte-se

Revista Bons Fluidos