Como fazer uma composteira em casa?

Uma boa saída para a produção de lixo orgânico em casa é fazer uma composteira. Confira o passo a passo!

Texto: Tayla Carolina | Foto: Divulgação/Pinterest

A composteira pode ser feita no quintal ou em caixas | <i>Crédito: Divulgação/Pinterest
A composteira pode ser feita no quintal ou em caixas | Crédito: Divulgação/Pinterest


Sabemos que a produção de lixo no mundo é gigante e, por isso é importante tentarmos reduzir ao máximo. Segundo Cristal Muniz, blogueira e autora do livro Uma Vida Sem Lixo, mais da metade do lixo que produzimos em casa vem da cozinha: os restos de alimentos. 

E uma boa solução para isso é fazer uma composteira em casa e além de reduzir o lixo, você ainda terá um adubo maravilhoso para a horta. 

As composteiras podem ser feitas para casas e apartamentos. Veja como fazer uma composteira caseira e ter uma vida mais sustentável!

Como fazer composteira em casa

- Faça um buraco com cerca de 30cm de profundidade e para ajudar a segurar as paredes de terra, você pode colocar tábuas nas laterais ou uma caixa sem o fundo. Além disso, pode usar também arame ou troncos. 

- Coloque o material orgânico concentrando em um cantinho até preencher o espaço e sempre cubra com folhas secas ou serragem, pois assim o cheiro ruim não aparece. 

- Regue de vez em quando se fizer muito calor ou bater muito sol, porque a mistura pode secar. Dica: sempre mantenha úmido para a decomposição acontecer mais rapidamente. 

- A cada 15 dias revire todo o material para ajudar a aerar e facilitar a decomposição. 

- Aos poucos, as sobras de alimentos vão se transformar em uma terra bem escura e com cheiro de terra molhada. Esse adubo é ideal para as plantas e para a sua hortinha. 

Como fazer composteira em apartamento

Um dos sistemas de composteira doméstica mais famosos é a com minhocas, porque ela é pequena e por isso cabe em qualquer lugar, não tem cheiro ruim e a decomposição acontece mais rápido. 

Esse tipo de composteira é ótima para quem mora em apartamento ou para quem não pode fazer um buraco no quintal. Existem composteiras prontas que já vem com minhocas, mas você pode fazer a sua. 

A composteira com minhocas precisa de, no mínimo, três andares: o andar do topo (onde o lixo orgânico é depositado e coberto com material seco).  Quando estiver cheio deve ficar em repouso por um mês.

Durante esse tempo de repouso, o andar do meio vira o do topo e começa o ciclo de novo. A compostagem do material acontece nesses dois andares. O andar de baixo é o que recolhe o líquido que escorre. Lembrando que os andares devem ser intercalados com furinhos para o líquido cair e as minhocas se movimentarem. 

Ao final de dois meses, o período de repouso, o material que sobra é um húmus que parece terra e possui um cheiro de terra molhada. 

O excesso de umidade pode atrair moscas, por isso é importante cobrir com bastante serragem. Outros bichinhos como formigas e outros insetos podem aparecer e eles ajudam no processo de decomposição dos alimentos. 




08/08/2018 - 09:56

Conecte-se

Revista Bons Fluidos