Tetos verdes em Paris

Parceria entre prefeitura e empresários da capital francesa propõe o cultivo de legumes no topo de lojas

Letícia Gerola

Ao todo, 33 empresas já aderiram | <i>Crédito: Portal Paisagismo
Ao todo, 33 empresas já aderiram | Crédito: Portal Paisagismo


Uma rede de supermercados do Grupo Casino, a Monoprix (que no Brasil é controlador do Grupo Pão de Açúcar), vai comercializar tomates, saladas e morangos cultivados nos telhados de três lojas da bandeira, localizadas em Paris. A ideia é cobrir os tetos de cinco lojas da marca com plantações de tomates, verduras e morangos. Todas se localizam na capital francesa e duas delas já estão sendo testadas para produzir mel em suas coberturas. A rede é signatária do pacto “Objetivo 100 hectares”, uma iniciativa da Prefeitura de Paris, em parceria com empresas privadas, que tem como meta criar 100 novos hectares de áreas verdes em telhados e fachadas de prédios até o ano de 2020.
  Para que tudo corra bem durante a idealização deste projeto, a prefeitura da cidade vai disponibilizar suporte técnico e treinamentos gratuitos para as empresas que aderirem ao programa e a emissão de uma licença para a implementação de iniciativas verdes. Ao todo, 33 empresas já aderiram a ele. No caso do Casino, outras iniciativas também merecem divulgação por evitar o desperdício de alimentos. É o caso da produção de geleias com frutas consideradas "feias", no projeto Re-belle (junção das palavras Re e Belle, ou bonita outra vez em Francês). O programa evita que alimentos que normalmente são descartados que ainda estão próprios para o consumo ganhem nova chance uma nova chance: são transformados em geleias deliciosas. 



21/02/2017 - 20:34

Conecte-se

Revista Bons Fluidos