Curso em São Paulo une ioga e dança

Embalado pelos mais variados ritmos, o Yoga Dance alia a consciência da prática milenar indiana à liberdade da dança

Bons Fluidos

Prática reúne ferramentas da ioga, da dança e de outras filosofias | <i>Crédito: Divulgação
Prática reúne ferramentas da ioga, da dança e de outras filosofias | Crédito: Divulgação


A catarinense Fernanda Cunha, criadora da Yoga Dance no Brasil, ministrará mais um curso extensivo sobre a prática, com seis encontros mensais, sempre aos finais de semana, a partir do dia 24 de março, no Estúdio Yogaflow, em São Paulo. De acordo com ela, a Yoga Dance tem suas raízes na mitologia indiana, onde a dança é sagrada e, quando um deus dança, tudo o que existe entra em um processo contínuo de transformação. Nessa tradição, segundo a professora, todo ser humano é considerado divino em sua essência e a dança proporciona a possibilidade de acessar o potencial espiritual do corpo. Além da cultura indiana, o Yoga Dance tem influências do tantra, vedanta, xamanismo, danças culturais e movimento espontâneo, unindo assim toda a sabedoria ancestral à experiência contemporânea.

 "Quando dançamos com liberdade, conexão e presença, nos tornamos a própria dança e a dança em si se torna uma forma dinâmica de yoga e de expressão da alma, empoderando todo o nosso ser", afirma Fernanda. Administradora de formação e com experiência de trabalho no mercado financeiro e na gestão de uma empresa da família, ela iniciou suas práticas de yoga em 2002. Estudou e ministrou ioga e Yoga Dance nos Estados Unidos, onde morou por cinco anos e conheceu muitos mestres que a inspiraram e a guiaram até retornar ao Brasil.

 O objetivo do curso é oferecer caminhos para o autoconhecimento e expansão da consciência que facilitam o praticante a descobrir qual é a sua dança e para quem ele dança. A proposta é também propiciar ao aluno mais segurança e vontade para assumir riscos na dança da vida, quebrar padrões limitados, sair da zona de conforto e abrir espaço para o novo vivendo de forma mais leve, confiante e consciente. Além de preparar e formar professores que queiram espalhar os benefícios que a prática proporciona.

 O conteúdo das aulas inclui, entre outros temas: a filosofia do yoga clássico, vedanta e tantra; ferramentas como ásanas, sequências de vinyasa yoga, mantras, mudrás e pranayamas; abordagem comportamental dos chakras; meditação, inclusive em movimento; bhakti yoga; vibração sonora das músicas, ritmos e como eles ressonam em cada chakra; música, a dança e os chakras; dança espontânea e as matrizes criadoras da dança pessoal; metodologia de ensino: como criar práticas de yoga dance para atender diferentes públicos; ferramentas para criar aulas inspiradoras; intenção e temas para inspirar alunos; marketing e como se colocar no mercado; o resgate da união entre o sagrado feminino e sagrado masculino.

 O curso acontecerá nos finais de semana de 24 e 25 de março, 14 e 15 de abril, 19 e 20 de maio, 16 e 17 de junho, 30 de junho e 01 de julho, e 31 de agosto a 02 de setembro. O último módulo da capacitação será em retiro, em meio à natureza, em São Gonçalo do Sapucaí/MG no Hotel e Yoga SPA Dons de Minas. Também conta com a participação dos seguintes professores e músicos convidados: João Carlos B. Gonçalves, Jaime Andreotti, Karen Scorzato, Fernando Belatto, Mariana Mourão e Alan Gonçalves.

 Mais informações em www.fernandacunhayoga.com/cursos



16/03/2018 - 10:42

Conecte-se

Revista Bons Fluidos