Tati Machado: O que pode ter causado perda do bebê?

A apresentadora comoveu o Brasil ao anunciar que perdeu o bebê nesta terça-feira (13) quando estava com 33 semanas de gestação

Tati Machado
Tati Machado – Reprodução

A apresentadora Tati Machado perdeu o bebê nesta terça-feira (13) quando estava com 33 semanas de gestação. Segundo post nas redes sociais da comunicadora, a gravidez estava normal. No entanto, em determinado momento, ela notou a ausência dos movimentos. Por fim, quando chegou ao hospital, constatou-se a morte.

Publicidade
Tati Machado
Post da perda do bebê no Instagram de Tati Machado – Reprodução / Instagram

Gravidez de Tati Machado e perda do bebê

A Organização Mundial de Saúde (OMS), define a perda gestacional após 20 semanas como óbito fetal. Assim, segundo o médico ginecologista e obstetra Nélio Veiga Júnior, em entrevista à CNN, sempre é necessário observar as “causas maternas”, que podem abranger casos de hipertensão, diabetes e doenças autoimunes.

“Também, sempre precisamos checar se houve algum tipo de infecção, que é responsável por 50% dos óbitos fetais em países subdesenvolvidos. Elas podem ser desde toxoplasmose a rubéola. Herpes, sífilis, vírus como zika e covid, pneumonia, possuem algumas bactérias que podem colonizar esse bebê e levar ao óbito”, acrescenta.

Em nota divulgada à imprensa, a Dra. Paula Fettback, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), destaca que, em uma significativa porcentagem dos casos, as causas de óbito fetal no final da gestação permanecem desconhecidas.

No último dia 12 de maio, a apresentadora e jornalista Tati Machado, com 33 semanas de gestação, deu entrada na maternidade após perceber a ausência dos movimentos de seu bebê. Portanto, até então, a gravidez transcorria de forma saudável e já se encontrava na reta final. Infelizmente, foi constatada a parada dos batimentos cardíacos do bebê, por causas que ainda estão sendo investigadas“, iniciou a equipe.

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.