Publicidade

Cuide com carinho

As técnicas “no poo” e “low poo”, para designar “sem xampu” ou “com pouco xampu”, pregam o abandono do cosmético em troca, por exemplo, do uso de bicarbonato de sódio. Mas é saudável?

Cuide com carinho – Getty Images

A ideia, popularizada pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey, autora do best-seller Curly Girl – Th e Handbook, é conseguir madeixas mais macias seguindo uma rotina alternativa de cuidados pessoais, especialmente para quem tem cabelos encaracolados, geralmente mais ressecados. Para isso, propõe dois caminhos: substituir o xampu por bicarbonato de sódio, ervas e até vinagre (o que ficou conhecido como “no poo”); ou espaçar as lavagens e usar apenas produtos livres de substâncias nocivas como o lauril éter sulfato de sódio, entre outros (vertente chamada de “low poo”). Este último ingrediente, o sulfato, seria o grande vilão do ressecamento e motivador de toda a onda sem xampu 

Publicidade
A questão é: será que o uso de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para limpeza e condicionamento dos fios, respectivamente, não é muito radical? É realmente mais saudável? 
Por enquanto, não existem estudos que comprovem nem desaprovem nada disso. “O que se sabe é que, em contato com a oleosidade, o bicarbonato de sódio gera uma reação de saponificação. Isso pode ser muito abrasivo e desregular o pH dos fi os”, explica Ana Carolina Ribeiro, professora do curso de visagismo e terapia capilar da Universidade Anhembi Morumbi, na capital paulista. Se você for usar, não pode ser com muita frequência e tem que ter a certeza de que o bicarbonato foi muito bem removido ao final. “Além disso, não recomendo para quem tem cabelo tingido, pois pode arrastar o pigmento para fora da cutícula”, diz Maria Valéria Robles Velasco, professora do curso de farmácia da Universidade de São Paulo. O vinagre de maçã, por outro lado, é visto com bons olhos. “Tem pH baixo, que ajuda a fechar as cutículas dos fios e deixá-los com brilho”, completa o dermatologista especializado em cabelo Rodrigo Pirmez, do Rio de Janeiro. Uma colher (sopa) em meio litro de água filtrada basta. Só não deixe resíduos no cabelo, que acaba gerando problemas como dermatite seborreica. 
Diante dessa onda, a cabeleireira Simone Prado, do salão A Naturalista, de São Paulo, é mais ponderada. “A simples mudança do xampu e condicionador tradicionais por outros mais naturais, com menos química, já causa uma diferença absurda”, observa. E dá uma dica: misture duas colheres de sopa de argila Rhassoul com água até fazer uma papa; acrescente uma colher de sopa de óleo 100% vegetal (coco, amêndoas ou uva) e espere descansar. Passe a mistura pelo cabelo previamente limpo e deixe agir por meia hora. Enxágue. “O cabelo fica lindo e sem frizz”, garante a profissional.