Chocolate pode favorecer o funcionamento do cérebro; neurocientista explica

Chocolate pode prevenir sintomas do Alzheimer, aumentar a libido e a felicidade, controlar o humor, sono e apetite, mas deve ser consumido com moderação

Chocolate pode favorecer o funcionamento do cérebro; neurocientista explica – Freepik

A Páscoa está se aproximando e nesse período é normal o aumento do consumo de chocolate, mas é importante saber a quantidade certa e o melhor tipo do produto a ser consumido e, mais ainda, saber que a sua ingestão pode afetar profundamente áreas do cérebro de forma positiva, mas que o exagero não faz bem para a saúde.

Publicidade

De acordo com o neurocientista e biólogo, o PhD Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o chocolate pode prevenir sintomas do Alzheimer, aumentar a libido e a felicidade, controla o humor, sono e apetite.

+++ Dia Mundial da Conscientização do Mal de Parkinson: quando a doença começa a surgir?

Qual o melhor tipo de chocolate?

Agrela explica que o melhor chocolate para consumir é o meio amargo, acima de 80% cacau, sendo que a ingestão de dois quadrados num dia é o suficiente, “de preferência orgânico e sem açúcar ou adoçado com estévia ou fruta de monge pura”, inicia o cientista. Segundo Agrela, “O cacau no chocolate amargo pode diminuir os níveis de inflamação no corpo e ajudar a reduzir o risco de certas doenças neurodegenerativas”. Esse consumo pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo em indivíduos com risco de Alzheimer, por exemplo.

+++ Páscoa: separamos 5 motivos para você optar pelo chocolate amargo

Publicidade

“No caso de doenças como Alzheimer, os flavonóis, antioxidantes encontrados em certas plantas, como no cacau, estimulam o crescimento de novas células cerebrais e previnem a morte das células já existentes. Eles aumentam a quantidade de sangue presente no giro denteado, área específica do hipocampo, estrutura no cérebro relacionada à memória”, explicou o especialista.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade