Ícone do site

Confira dicas de cuidados básicos com cabelos com química durante o verão

Published 21/01/2022

Confira dicas de cuidados básicos com cabelos com química durante o verão - Freepik / @user18526052

Cabelos com química já exigem um cuidado mais específico do que aqueles que são naturais. Principalmente no verão, em que há o contato direto com sol, cloro, calor e sal, é necessário ter uma atenção especial.

“Hoje em dia, a grande maioria das mulheres e homens se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo. Tudo isso já traz um dano à estrutura capilar”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

+++ Menino que pediu novo coração de presente a Papai Noel recebe transplante em São Paulo

Confira dicas de cuidados básicos com cabelos com química durante o verão

O médico esclarece que o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente o daquelas pessoas que já possuem, naturalmente, os cabelos mais finos. Para evitar os danos do cabelo, a melhor opção é sempre protegê-lo.

“Boné ou chapéu de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção, ajudam a proteger o cabelo; assim que voltar do mar ou piscina, passar a água sem o cloro, tomar uma chuveirada e se não houver essa possibilidade, utilize as brumas em spray ou a água termal; e, além disso, os óleos capilares podem ser interessantes, já que acabam formando um filme no cabelo, de emoliência e de resistência, que protegem como se fosse uma capa de lipídeos”, afirma.

+++ Beyoncé presta homenagem a Elza Soares: ”Sua música irá inspirar o Brasil e o mundo”

O Dr. Daniel Cassiano lembra que fios descoloridos e tingidos merecem maior atenção com relação à água do mar e da piscina. Segundo ele, o contato com a água desbota e oxida a cor dos fios tingidos. Assim, o tom é alterado. “A água do mar causa um desgaste de forma que os cabelos loiros tendem a ficar amarelados e alaranjados. Já o cloro, que é ainda mais prejudicial, pode deixar os fios esverdeados.”

Ele esclarece que, obviamente, é possível evitar esses danos, mas sempre tomando os cuidados necessários: usando produtos que contenham filtro solar em suas fórmulas ou com ativos que ajudam a proteger a pele contra o debotamento da cor e o ressecamento.

“Cabelos descoloridos precisam de um bom sistema antioxidante, pois tiramos a pigmentação que confere a proteção contra os raios UV e a hidratação dos fios”, explica.

+++ Yoga matinal de apenas 4 minutos para você começar o dia bem