Ícone do site

O fenômeno do ASMR: controle a ansiedade e durma melhor com estímulos sonoros

Published 22/04/2020

Veja como dormir melhor ouvindo estímulos sensoriais - Freepik

O ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), em português “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano” virou febre na web depois que internautas descobriram o poder relaxante que alguns sons podem provocar. 

Pode parecer estranho, mas barulhos aleatórios feitos com a boca, como sussurros e assopros ou o toque das mãos em diferentes objetos, podem desencadear um estado profundo de relaxamento em muitas pessoas. 

O fenômeno recente intriga pesquisadores e, apesar de não possuir base cientifica solida, movimenta um número gigantesco de visualizações no YouTube pelo mundo todo; são mais de 11 milhões de vídeos intitulados “ASMR”.

Vídeos lentos e hipnóticos dedicados a causar este efeito viralizaram nas plataformas e internautas confirmam que esse sons provocam neles sensação de formigamento na região do pescoço ou couro cabeludo, que desce para todo o corpo. 

Para alguns, o efeito pode ser tão relaxante a ponto de dormir antes mesmo do video chegar ao fim, e esse fato pode explicar o número impressionante de visualizações já que muitas pessoas que sofrem com insônia relatam nos comentários dos vídeos melhora a qualidade do sono. 

Além de facilitar o sono, este estado de relaxamento tem ajudado internautas com ansiedade a controlarem melhor os sintomas. Um estudo realizado pelo departamento de psicologia da Universidade de Sheffield, Inglaterra, com 1.112 pessoas, identificou a diminuição dos batimentos cardíacos e mudança na atividade elétrica da pele em pessoas que assistem estes vídeos.. 

Asmarist, como chamam os youtubers que gravam ASMR já conseguem monetizar seus vídeos e ganham dinheiro cortando sabonetes, brincando com slime, maquiando bonecos, como jovem de 26 anos Mariane Carolina Rossi, dona do maior canal de ASMR do país, Sweet Carol

 

Sair da versão mobile