Relação entre menopausa x envelhecimento: entenda os efeitos causados por ela nas mulheres

Dra. Karla Lessa explica como essa fase pode trazer uma série de mudanças hormonais, que refletem em mudanças na pele da mulher

Viva Saúde Publicado segunda 31 agosto, 2020

Dra. Karla Lessa explica como essa fase pode trazer uma série de mudanças hormonais, que refletem em mudanças na pele da mulher
Relação entre menopausa x envelhecimento: entenda os efeitos causados por ela nas mulheres - Freepik

Com a chegada da menopausa, as mulheres sentem muitas mudanças físicas e também emocionais em seus corpos.

Devido à diminuição dos hormônios femininos e colágeno, nesta fase o aparecimento de rugas e manchas fica mais acelerado, e é importante cada mulher se atentar ao seu tipo de pele para saber qual nutriente repor neste período.

Segundo a Dra. Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa, após os 50 anos, a mulher começa a deixar de ovular, por isso os sintomas da menopausa e as alterações hormonais importantes começam a acontecer. “Aos poucos, a produção de estrogênio e progesterona cai, diminuindo também a produção de fibras de elastina e colágeno. Isso gera um aumento da flacidez, perda de elasticidade e tônus”.

Essas mudanças resultam em uma pele mais fina, frágil e ressecada, devido a diminuição da renovação celular e da secreção sebácea. No entanto, mantendo uma boa rotina de saúde e beleza você pode diminuir a intensidade desses efeitos, para que a pele permaneça bonita por mais tempo.

Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:12:00 (1043344).