Publicidade

Ritual Oosouji: conheça a tradição japonesa da grande faxina no final do ano e saiba porquê adota-la

A tradição milenar japonesa envolve uma faxina pesada para a chegada de um novo ano

Conheça a tradição milenar japonesa Oosouji – Pexels

Deixar a casa limpa e organizada não é uma tarefa  fácil, no entanto, não dá para negar que tudo flui melhor quando o lar está limpo e organizado. 

Publicidade

Morar em uma casa arrumada e cheirosa é muito agradável do ponto de vista material, porém, isso se aplica também a vida espiritual, já que habitantes limpos afastam energias ruins. 

Os japoneses conhecem bem o assunto e praticam até hoje a tradição milenar de realizar uma grande faxina em casas, escritórios e até mutirões de limpeza em escolas, ruas e outros locais públicos, no final do ano, para a chegada do novo ano. 

+ VEJA TAMBÉM: Trazer equilíbrio prosperidade; confira os significados místicos e vibratórios das velas coloridas

O ritual chama-se Oosouji e visa a higiene, ao mesmo tempo que serve como “purificador”, do ponto de vista espiritual, para o novo ano que se inicia, como destacou Rejane Akemi em um vídeo compartilhado em seu canal no YouTube. 

Publicidade

O Oosouji não é simplesmente arrastar móveis para passar pano por baixo, o ritual envolve um trabalho, muitas vezes pesado, se possível, com a ajuda de todos os moradores do local. Além de deixar a casa ‘um brilho’, é importante que os moradores realizem um desapego de objetos para doação.

Veja 3 etapas para realizar o Ritual Oosouji:

  • Organize sua agenda para realizar a faxina em apenas um dia, se possível. 
  • Envolva as pessoas que moram com você na faxina
  • Separe objetos e roupas para doação
     

Publicidade