Ícone do site

Você sabia que a meditação é uma grande aliada do sistema imunológico?

Published 20/01/2022

Você sabia que a meditação é uma grande aliada do sistema imunológico? - Foto de Prasanth Inturi no Pexels

A meditação é uma prática que engloba relaxamento corporal e mental, envolvendo várias benefícios para a mente: ela aumenta o poder de concentração, diminui os sintomas de ansiedade, auxilia no alívio da dor física e mental, melhora a memória, promove bem estar e ajuda até a diminuir a insônia. Não à toa é recomendada por muitos terapeutas e médicos.

+++ Prefeitura faz campanha incentivando a adoção de animais inspirada no BBB

Porém, mais do que beneficiar tanto a saúde mental, você sabia que a meditação também pode ser uma grande aliada do sistema imunológico? Foi o que um estudo descobriu. Os resultados foram surpreendentes: houve um aumento da expressão de 220 genes ligados à imunidade

Você sabia que a meditação é uma grande aliada do sistema imunológico?

Um estudo publicado no PNAS (Proceeedings of the National Academy of Sciences of the United States of America) chegou à conclusão dos benefícios dessa prática para o nosso sistema imunológico.

+++ Tricologista dá 5 dicas básicas para manter os cabelos hidratados em qualquer época do ano

“Vários estudos sobre o impacto do yoga e da meditação na saúde mental e física demonstraram efeitos benéficos. No entanto, os potenciais mecanismos moleculares e genes críticos envolvidos neste resultado benéfico ainda não foram totalmente elucidados. Este estudo identificou e caracterizou o programa de transcrição associado à prática avançada de meditação, e integramos bioinformáticamente várias redes para identificar a rede central específica da meditação”, disseram os atores do estudo. 

Os cientistas fizeram as análises da seguinte maneira: coletaram amostras de sangue de 106 voluntários. Esses voluntários participaram de um processo de meditação intensa, passando 8 dias em um ambiente silencioso, calmo e com mais de 10 horas meditando.

Em todas as pessoas, houve um aumento da expressão de 220 genes ligados à imunidade mostrando, assim, que essa prática pode ser uma grande aliada no tratamento de enfermidades que acometem o sistema imunológico. Que tal incluir essa prática na sua rotina de atividades e fortalecer sua saúde mental e sua imunidade?

+++ ‘Super-Chico’ recebe 1ª dose da vacina após duas internações por covid-19 e mãe celebra