Publicidade

As perspectivas para 2016

O ano que está por vir pede que cada um se esforce mais para ajustar expectativas e demandas. Manter o foco, não se perder em situações que roubam energia e ter paciência para resolver conflitos são os mantras da vez

As perspectivas para 2016 – Shutterstock
Vamos ser realistas, a vida não está fácil para ninguém! Devo dizer, contudo, que isso não é responsabilidade única das órbitas astrais. Por mais que as posições de Plutão, Urano e especialmente Netuno em relação a Júpiter criem certa tensão e que o bom relacionamento de Júpiter e Plutão degringole ao longo do ano, o fato é que não estamos colocando toda a nossa competência e talento em ação. Podemos nos beneficiar mais – e o mundo também – se nossas qualidades natas vierem à tona.
Por isso, em 2016, para afugentar o baixo-astral e as previsões mais pessimistas que possam vir da economia, a tônica será arregaçar as mangas. Ajustar as lentes que usamos para enxergar o cotidiano é fundamental para nos adequarmos às novas demandas. Será necessário se dedicar pelo bem-estar dos relacionamentos sociais, da política e das finanças. Insista, se não está bom, faça de novo, repactue. Em vez de repetir as mesmas discussões de sempre no trabalho, em casa, no condomínio, tire proveito dessa conexão para ir mais longe. A prosperidade, mais do que nunca, dependerá de alianças.
O ano de 2015 termina em falta de confiança na administração do país e, por essa ideia ter se arraigado no inconsciente coletivo (somando-se aos aspectos astrológicos citados), o ano que começa vai sofrer e se desenvolver aos trancos e solavancos até o final de junho, tendo nos últimos dias de abril e nos dez primeiros de maio uma convergência de fatores desafiadores. Falo aqui de assuntos materiais – por ser mal administrado, o dinheiro em circulação vai minguar e se apresentará como carência em vez de mostrar sua verdadeira cara de abundância. Apertar os cintos e evitar os excessos será fundamental!
Limitações terão de acontecer, se não por vontade própria, por razões impostas. Porém, tornaremos a enxergar perspectivas melhores a partir do segundo semestre quando Vênus voltar a surgir belo e radiante no céu. Esse planeta propicia que os pensamentos se formulem com mais harmonia, evoca a consciência luminosa e promove realizações. Encare, portanto, os cortes do início do ano como a poda das árvores, que por um instante parece deixá-las feias, mas que depois mostra o resultado de fazer as árvores crescerem frondosas. 2016 é um ano de ajustes. Será importante afirmar no coração que é tudo temporário para que a raiva não cresça desmesuradamente, sendo jogada em cima das pessoas com quem nos relacionamos, como se fossem as culpadas de nossas penúrias.
Culpar o outro revelaria imaturidade. Amadureça esse olhar e pense na saída positiva. O que você pode fazer para sair da inércia e ser mais produtivo? União, solidariedade, paciência e disposição para enfrentar os obstáculos são algumas das respostas. Conectese com esses valores. Temos algumas decisões difíceis pela frente e cada um precisará estar motivado a colocar toda a sua competência em rotação máxima para lidar com isso.
ÁRIES
 
Hora de usar toda a criatividade no âmbito financeiro. Mas evite cair na armadilha de que sabe tudo e encontre harmonia nos assuntos do dia a dia
 
As grandes perspectivas que se abriram para você em 2015 precisarão ainda de vários ajustes e reformulações, por isso aceite as demoras com tranquilidade. Sua alma é veloz e quer resultados imediatos, mas isso não está disponível por enquanto. Quanto antes entender essa nova ordem, melhor. Você iniciou novos projetos, mas pelo andar da carruagem deu para perceber que os planos originais não foram bem feitos porque, na ânsia de começá-los, encarou o desafio sem estar sufi cientemente preparado. Pense que agora se trata de um treino para eliminar fantasias e levar seus projetos a patamares de um progresso que nunca antes você experimentou – justamente por não ter paciência de planejá-los. A leitura de bons livros vai dar a você segurança e maturidade para dosar sua impulsividade. E você encontrará alívio e conforto dedicando-se a isso.
No segundo semestre, quando as perspectivas começarem a solidificar-se e o fluxo de recursos materiais aumentar, por meio de promoções ou de empreendimentos interessantes, você vai ver que valeu a pena. As limitações, na forma de discussões que emperram e de rompantes que inclinam você a chutar o pau da barraca, podem ser ótimas mestras porque o obrigarão a reconsiderar os planos. Não fosse o surgimento delas você nunca teria a oportunidade de expandir sua capacidade de encontrar saídas. A obrigação de inventar novas e melhores maneiras de driblar e vencer os obstáculos é seu destino. A própria natureza de seu signo, o pioneiro do Zodíaco, faz de você uma pessoa criativa, com espírito empreendedor e capacidade de liderança. Use essa virtude o máximo possível.
TOURO
Faça uso de sua força de vontade para aproximar-se das pessoas certas. Evite rupturas provocadas em momentos de impaciência. Divirta-se sempre que puder 
Sua paciência pode ser enorme, mas não é inesgotável e durante 2016 estará no limite, inclusive em relação às pessoas próximas, aquelas mesmas que deveriam servir de suporte nos momentos mais complicados. É que sua natureza é mais forte, e isso fica ainda mais evidente quando as pessoas desmontam ao seu redor. Porém, você não nasceu para ser mãe e pai de todo mundo, e sim para seguir em frente.
Haverá entusiasmo em você e, apesar dos obstáculos e restrições financeiras, sua tendência será persistir na realização de seus empreendimentos. Talvez esse seja o ponto da discórdia com outros signos. Vale lembrar que, no geral, as pessoas andarão com um pé atrás, tentando mais preservar o que conquistaram do que se lançando a um futuro incerto. Como sua alma não está sintonizada com a carência e anseia pela abundância, haverá chances de emplacar alguns assuntos que, apesar de não oferecerem resultados imediatos, significarão investimentos para colher frutos no futuro. Você não saberá explicar a razão de sua confiança, mas isso não cabe a você mesmo. Portanto, fi que tranquilo, e atreva-se a ir em frente. Só tem que saber que precisará contar mais com seus recursos particulares do que com a ajuda de quem quer que seja.
Diante desse cenário, quero fazer apenas um alerta: resista à tentação de romper com quem quer que seja por não haver a colaboração e carinho que gostaria. Tolere um pouco mais do que o habitual as vulnerabilidades dos outros. Essa situação deve mudar no mesmo ritmo em que as coisas do mundo também se reformularem e melhorarem para todos, no segundo semestre.
GÊMEOS
Aceite e compreenda que as emoções são suas amigas e aliadas. Tolere o peso de obrigações de que você discorda e confie no progresso vindouro
 
A força do destino se concentra nos relacionamentos, e os ajustes que precisarem ser feitos se desenvolverão em torno de discussões fortes. Às vezes, é necessário chegar às raias da loucura para compreender que não dá mais para ficar mudando de galho em galho e continuar a experimentar os mesmos problemas por meio de pessoas diferentes. Nesse quesito, você não é mais ou menos vulnerável ou volúvel do que quaisquer outras pessoas, mas acaba, pelo estereótipo associado ao seu signo, carregando essa pecha. Sua versatilidade ímpar, não raro, é tachada pelos outros como instabilidade. Relacionar-se bem, compreenderá você, não depende tanto da natureza das pessoas envolvidas, mas de elas se esforçarem para construir algo juntas.
Todas as pessoas sabem disso na teoria, mas chega uma hora, e essa chegou para você, em que a teoria precisa ser colocada em prática. A posição de Saturno em Sagitário, seu signo oposto, determina isso. Agora você terá de comprovar se preservar seu amor-próprio é mais importante do que investir no amor que deposita no relacionamento. Quando discutir, tente lutar menos para ter razão (vitória que só conforta o ego) e mais para chegar a alguma solução que beneficie o coletivo. Comandar, pode estar certo, será menos aconselhável – e eficaz – do que cooperar.
Mesmo para progredir materialmente você precisará de bons contatos e relacionamentos. Seria bom fazer concessões e assumir estratégias diferentes das que, de início, deixariam você confortável. A seu favor está a capacidade nata de adaptação, de articular relações e de expor objetivos. No fim, constatará avanço e sucesso.
CÂNCER
Lance mão de sua intensidade emocional para aproximar as pessoas. Brigue o menos possível com as tarefas cotidianas. Torne mais belos seus espaço
Sua força pessoal será indispensável. Tudo o que esperava entrar numa fase de andar por si só precisará voltar atrás e ser reiniciado. Nada progredirá automaticamente, mas como efeito de você estar em cima de tudo o tempo inteiro. Esse controle não fará mal. Ao contrário. Na prática, as pessoas com quem você contaria para resolver vários assuntos de seu interesse terão de ser monitoradas de perto para que não errem devido ao desânimo que pesa sobre elas. Se você é funcionário, talvez precise assumir, informalmente, o papel de um chefe (quem deveria e seria pago para gerenciar). Aceite isso e faça o melhor possível com a situação.
Se no trabalho ainda não está na hora de soltar as rédeas, na relação a dois isso cria um panorama promissor, pois faz com que os relacionamentos sejam impedidos de entrar em modo automático, perdendo vigor. Para recuperar a vitalidade talvez seja necessário atrito e uma grande dose de conflito, daqueles que removem a crosta dos velhos hábitos cristalizados e reacendem a chama do encanto. Os conflitos só precisam ser administrados com sabedoria, pois mobilizam sentimentos tão intensos e distorcidos que as pessoas envolvidas podem perder de vista a verdadeira razão de eles acontecerem, que é a de tudo voltar a ser como era originalmente, cheio de afeto. Por isso, numa discussão, reconheça o mais rapidamente possível que isso é paixão, nada mais e nada menos, e que, então, a briga pode ser convertida em aproximação intensa.
Encare esse ano trabalhoso com boa vontade, pois, apesar do cansaço, você emergirá com instrumentos mais eficientes para abrir passagem pela vida afora.
 
LEÃO
Concentre sua força de vontade na objetivação de seus projetos materiais. Restrinja o excesso de dispersão. Veja que, apesar dos conflitos, você precisa de bons relacionamentos
Haverá demoras que você considerará intoleráveis, pois sua alma vive pronta para assumir riscos extraordinários e não gosta de ficar em compasso de espera. Desta vez, contudo, vale ser menos afoito, pois, a cada avanço que acontecer, vários recuos se seguirão. Prepare-se para um ano de bastante empenho em todos os sentidos. Os empreendimentos que quer iniciar parecem de boa natureza, mas o ponto fraco reside justamente no que faz você depender de outras pessoas para alcançar objetivos. Está todo mundo com receio da situação do país, e essas razões vão preponderar, muitas vezes, ao seu desejo de brilhar. Aproveite sua coragem e espírito de liderança para lidar com as adversidades. Por mais que você não queira saber de dificuldades e limitações, como todas elas são reais, aparecerão a todo momento e obrigarão você a dar alguns passos para trás.
No âmbito afetivo, surgirão pessoas que representarão vida nova, mais vibrante e passional, mas ao mesmo tempo elas ainda não terão consistência sufi ciente para criar laços, e talvez nem sequer ofereçam sinal algum nesse sentido. Assim, diante da frustração que isso represente, sua alma recuará a uma situação mais segura, onde, se algo adverso acontecer, não fi que tão exposto e desprotegido. Observe que todo tipo de amor, afinal, vale a pena, mas seria bom você fazer um pouco de força para garantir um bom e vibrante relacionamento, seja com alguém novo seja com uma pessoa que ressurgir do passado. Tudo servirá para melhor entendimento. Esse ano você honrará aquele velho provérbio que reza: “É conversando que a gente se entende”.
VIRGEM
Use a criatividade para dar início a novos assuntos sem esperar resultados imediatos. Gaste menos tempo em conflitos familiares. A capacidade de análise é seu trunfo
Com os pés no chão, você se destacará pela objetividade, ponderação e organização. E essas qualidades serão mais do que nunca requeridas, principalmente na dinâmica familiar, onde estarão os nós que você, com muita criatividade, estilo próprio e paciência, terá de desvencilhar. Todos contarão com você para pôr ordem na casa incentivando os laços de cooperação mútua entre as pessoas envolvidas.
Há males que vêm para o bem; parta desse princípio quando a irritação se tornar insuportável, considerando também que todo mundo anda enlouquecido com a falta de recursos materiais e a obrigação de conviver com aspectos distorcidos da realidade como se fossem normais. No meio desse cenário confuso – em que fi ca difícil distinguir quem está a favor ou contra quem –, você terá ao seu lado uma luminosa capacidade de análise que servirá para abrir passagem e dar o pontapé inicial a diversos projetos, dos quais será melhor não pretender resultados imediatos, mas apostar nos anos vindouros. Grandes males não se vencem com um poder fabuloso ou com duas ou três grandes estocadas que os anulem, mas com pequenas bondades desempenhadas todos os dias, com as pessoas próximas especialmente.
Por isso, aproveite as situações que o envolvem e solicitam, para responder com atitudes positivas, evitando o excesso de críticas. O mesmo vale para o ambiente físico. A cordialidade também se expressa arrumando e tornando mais belos os lugares onde você e seus entes queridos passam a maior parte do tempo. Assim, com pequenos gestos, a dinâmica familiar será transformada por sua presença.
LIBRA
Aproveite a introspecção e organize metodicamente seu dia a dia. Seja indiferente ao medo das limitações materiais, uma onda de entusiasmo está a caminho
Prepare sua alma para se tornar ainda mais astuta, pois terá de envolver-se em negociações de todos os tipos, das materiais às afetivas no ano que se inicia. Tudo bem, lembre-se que você tem sedução de sobra para conseguir isso e um talento zodiacal inigualável para resolver conflitos. Minha recomendação, contudo, é que você fuja do impulso de entrar em uma briga para ganhar todos os louros, enquanto a outra parte perde o máximo possível. Se você entrar nesse padrão de discussão vai provocar sofrimento. Ou seja, é tempo de atualizar sua famosa diplomacia, já que o objetivo será fazer com que todas as partes saiam satisfeitas.
Em virtude de mudar essa dinâmica, você passará por longos períodos de reflexão, nos quais parecerá que as coisas ficam paradas, num impasse daqueles. Essa será a oportunidade para você recuar a uma distância mais sábia e observar o panorama de um ponto de vista mais amplo. De onde verá que as concessões não são tão impossíveis e dolorosas assim. Especialmente no que se refere aos relacionamentos familiares, onde o cenário tende a ser bem mais complexo justamente por mesclar recursos materiais e afetivos. A solução pode não ser fácil, mas você assumirá a dianteira intervindo com firmeza nesses assuntos, para lhes dar uma solução definitiva.
Isso representará não apenas um alívio enorme como também fará você perceber que os dilemas que aparentemente nos enfraquecem, na prática, servem para ganhar tempo. No fim, levarão você a tomar decisões acertadas, que produzam menos danos.
ESCORPIÃO
Recorra a seu magnetismo pessoal para atrair bons relacionamentos. Cuide para que o dinheiro seja instrumento, e não objetivo final. Desfrute de bons momentos de solidão
Nas misteriosas correntes em que nos movimentamos, sua alma sintonizará um progresso disponível, mas que não segue as regras da lógica do mundo – alarmado com a crise. Sendo assim, esse progresso captado por você acontecerá aos trancos e solavancos e dependerá, para ser aproveitado, de você se dispor a viver uma vida nada pautada pela normalidade. Se tudo corresse de acordo com um desenvolvimento linear sua alma não prestaria atenção a esse rio subterrâneo de prosperidade, que é onde verdadeiramente residem suas chances de avançar e conquistar territórios que para as outras pessoas são vedados. É por isso, justamente, que as questões mais representativas da normalidade não oferecerão a você bons resultados nem satisfações grandiosas Talvez uma das melhores características de seu signo seja a de enxergar tudo sob uma ótica mais profunda, misteriosa, num nível a que poucos têm acesso. Isso, evidentemente, se percebe melhor através de emoções do que de raciocínios. Utilize-as ao seu favor!
Desapegue-se, portanto, o quanto antes, dos conselhos ditados pelo senso comum – não será pela onda da maioria que você se dará bem, mas aproveitando tudo que de estranho e interessante atravessar seu caminho. Aguce as antenas, capte os sinais e aja com discrição, pois no geral as pessoas não aprovarão seu comportamento transformador. Melhor só compartilhar suas intenções quando o resultado for inevitável. Porém, que nada disso eclipse o impulso de socializar, porque também há uma corrente de acontecimentos disponível para você desenvolver boas amizades e essas lhe servirem no futuro.
 
SAGITÁRIO
Selecione boas ideias e dedique sua intensa energia a realizá-las. Revise seus conceitos antes de se transformarem em preconceitos. Passe mais tempo com a família
Se você não leu a introdução desta matéria de previsões e veio direto para cá, um aviso: esse ano será de decisões difíceis e complexas. Será assim para todos os signos, mas, para você, um tiquinho a mais, já que a natureza de seu signo é sempre acreditar que o Universo conspira ao seu favor e confiar demais na força do destino. Mais do que nunca é hora de ajustar as lentes com as quais enxerga a vida. A tensão tende a ser maior, especialmente de abril a julho. Nesse período, será chamado ao centro do palco, onde, pela complexidade do panorama apresentado, sentirá vontade de fugir pela tangente e nada enfrentar. Evite essa fuga. Permaneça. É hora de selecionar suas boas ideias e dedicar-se a realizá-las. E digo mais: é bom agir efetivamente agora para não sentir o efeito rebote da falta de atitude amanhã. Ou seja, invoque o espírito de aventura e elimine o temor que a incerteza provoca. Não faltam a você senso de justiça, entusiasmo e vontade de superar. Você está no meio de tudo isso porque há uma oportunidade enorme à sua disposição para, não apenas livrar-se de problemas contraproducentes mas principalmente abrir uma trilha nova de progresso.
Recursos não faltarão. Você só tem de aprender a utilizá-los com sabedoria, porque cada movimento não afetará a você exclusivamente mas também a todas as pessoas envolvidas, e elas reagirão com força total, demandando mais perspicácia de sua parte. Mesmo que sua liberdade seja restringida durante esse ano, reconheça nisso a força do destino, a onda de eventos que não podem mais ser driblados, precisam ser enfrentados.
CAPRICÓRNIO
A bola está nos seus pés, faça o melhor jogo possível. Lembre-se, porém, que nem tudo depende somente de você. A prosperidade virá com bons relacionamentos
 
Conviver com pessoas das quais você discorda frontalmente, mas com as quais não pode viver às turras – seja no ambiente de trabalho, seja em família –, será o grande desafio do ano para você. Embora saiba aonde quer chegar e não meça esforços para isso, terá que ser paciente e alinhavar parcerias. Nem tudo depende só da sua decisão. E não poderá se livrar de qualquer incômodo do jeito que bem entende. Não haverá força disponível, pelo menos no primeiro semestre, para mudar tudo e seguir seu caminho. Ainda terá de suportar o que estiver além de seu domínio, o que provocará uma enorme sensação de exílio e solidão, independentemente de haver muita gente ao seu redor.
Esse cenário, porém, servirá de trampolim para algo muito importante durante 2016. Há um ajuste que precisa ser feito: rever os conceitos com que normalmente julga as pessoas e a realidade, tornando sua visão mais ampla e compreensiva. Assim compreenderá tudo o que, de tão diferente, normalmente seria impossível para você tolerar. Conviver com as diferenças com sabedoria e amor compreensivo é a melhor perspectiva que você tem pela frente. Me parece que isso não é pedir demais de sua natureza, você é plenamente capaz de perceber que os tempos mudam e ensinar a consciência do momento presente e da responsabilidade, demonstrando que há uma hora certa para tudo, inclusive fazer mudanças. Em 2016, haverá questionamentos muito profundos, difíceis de resolver, mas que, bem administrados, conduzirão a esse destino de equilíbrio e à compreensão amorosa da diversidade humana. Não é pouco.
AQUÁRIO
Você não perderá tempo seguindo seu coração e ajudando as pessoas que assim o merecerem. Cuide para não se exceder nas exigências. As perspectivas tendem a ampliar-se
Você tem agilidade, versatilidade e ideias avançadas. Mas também vai precisar de disciplina, foco e controle da ansiedade para aprender todos os malabarismos que o ano solicita, já que só mediante manobras e estratégias complexas e intrincadas vai conseguir realizar suas pretensões. Melhor será não contar com a ajuda sequer daquelas pessoas que normalmente seriam solidárias e nas quais você confiaria nos momentos mais tensos. Isso, porém, não há de servir de razão para você desprezá-las, mas para compreender que, realmente, a coisa não está fácil para ninguém.
Geralmente, por conta do seu jeito altruísta e preocupado com o próximo, você já teria grande facilidade para se articular socialmente e estabelecer laços e alianças. Agora, no entanto, como há todo um movimento amplo para que os outros signos também consigam aprender um pouco disso que para você é apenas natural, se tornou necessário secar temporariamente essa torneira em benefício próprio e reorientar a energia solidária para o resto do zodíaco.
Haverá compensações, porém. Na segunda metade do ano, sob a iluminação venusiana, as perspectivas voltarão a ser amplas o sufi ciente para aliviar a tensão, novos projetos virão e, com eles, sua amada liberdade de escolher se tornará presente novamente. Isso não significará nenhuma festa da uva, mas, comparando os dois semestres, definitivamente você gostará mais do segundo do que do primeiro. Enquanto esse não chegar e você tiver de enfrentar as distorções, tente fazer o necessário com discrição redobrada, sabendo que precisará contar, acima de tudo, consigo mesmo.
PEIXES
Estenda seu círculo social incluindo gente nova e participando de eventos. Nem tudo precisa ser sofrido e produto de sacrifícios enormes. Livre-se do passado definitivamente
O progresso está disponível, mas você precisará garimpá-lo. Não vai surgir como resultado uma Mega-Sena ou outro jogo de sorte. Mais adequado é usar sua sensibilidade para se preparar para o novo momento. Há um caminho pelo qual você não costuma transitar, mas que deveria considerar: o de articular suas forças com a de outras pessoas para, juntas, chegarem mais longe do que cada uma por si conseguiria. Tudo em sua natureza resiste a compartilhar o caminho, pois sua alma se sente mais à vontade sozinha, detendo o domínio sobre cada passo que seja necessário dar em nome do progresso. Acontece que, em tempos de recursos escassos, a mudança se faz premente, e você precisa ler os sinais que anunciam isso, mesmo que não sejam do seu agrado e desejo. Talvez precise de um empurrão da misteriosa mão do destino nesse sentido. Talvez os planos solitários que elaborar demonstrem sinais de estresse, justamente para que você abra os olhos e aceite a bem-aventurança das alianças.
Em 2016, sugiro a você não esperar chegar ao limite do sofrimento para aceitar ajuda e colaboração, mas encarar essa possibilidade como uma aventura e se atirar a ela. Compartilhar o caminho e as realizações é complicado mesmo, porém, mesmo assim, com todas as complicações, você verá que até o final do ano, lutando com consciência e aceitando a dinâmica grupal, o avanço será consistente. O capítulo do passado, quando sua alma andou sozinha, pode ser encerrado. Começa uma etapa completamente diferente. Acompanhando-se e aceitando esse desafio, irá obter realizações que de outra forma seriam impossíveis.

Publicidade