Publicidade

Controle do estresse: suporte espiritual, rede de apoio, atividade física e meditação ajudam na proposta

Na coluna desta semana, a nutricionista Carolina Pimentel aborda o terceiro pilar da Medicina do Estilo de Vida, que é o controle do estresse

Controle do estresse: suporte espiritual, rede de apoio, atividade física e meditação ajudam na proposta
Controle do estresse: suporte espiritual, rede de apoio, atividade física e meditação ajudam na proposta – FREEPIK/jcomp

O terceiro pilar da Medicina do Estilo de Vida envolve o controle do estresse.

Publicidade

O estresse pode ser um fator positivo em nossas vidas, levando a uma maior motivação e produtividade. Mas observamos sempre uma conotação ruim quando experimentamos o excesso de estresse, que pode levar a alterações do corpo (músculos tensos, falta de apetite, dores de cabeça) do sono, da libido e do humor, como ansiedade e depressão.

A Organização de Saúde estima que 15 % das pessoas no mundo sofrem de problemas relacionados ao estresse.

Vários estudos apontam, por exemplo, que o estresse materno, durante a gestação, impacta no neurodesenvolvimento e no desenvolvimento cognitivo da criança. Ainda, pode impactar na afetividade e temperamento, além de auxiliar na promoção de distúrbios psiquiátricos quando adulto.

ATENTE-SE AOS SINAIS DO ESTRESSE E CRIE MECANISMOS PARA LIDAR COM ELE

Parece que o grande desafio está em reconhecer as respostas negativas ao estresse e gerar mecanismos para lidar melhor com ele.

Publicidade

O gerenciamento adequado do estresse pode ser um ótimo preditor de qualidade de vida. Então, vamos lá, tente manter suas habilidades sociais e administrar bem o tempo. Ter um suporte espiritual, uma rede de apoio, praticar atividade física e meditação também ajudam bastante.

Por isso, o desenvolvimento de hábitos saudáveis promove não só a saúde, mas o bem-estar. Sei que muitas vezes é difícil, mas só o fato de compartilharmos essas informações pode nos empoderar a cuidarmos cada vez mais de nós mesmo e todos aqueles que amamos.

Sigo com vocês,

Publicidade

Carol.

Medicina do Estilo de Vida: a trilha para o bem-estar com Carolina Pimentel

Olá,

Publicidade

Me chamo Carolina Pimentel e sou nutricionista. Sempre fui uma curiosa por alimentos, sabores e suas propriedades. Adoro cozinhar, experimentar e compreender como a alimentação pode influenciar a nossa saúde e felicidade. Justifica-se a escolha da minha profissão.

Enquanto estudava nutrição (e não foi pouco, fiz graduação, aprimoramento, especialização, mestrado e doutorado) entendi que os motivos pelos quais as pessoas escolhem o que vão comer vão muito além do valor nutricional do alimento, está relacionado ao estilo de vida que elas se propõem a viver.

Outro fato que observo é que independente do estilo de vida adotado (seja saudável ou não), todos estão buscando a sensação de bem-estar, então, me pergunto, o que comem as pessoas felizes? Tudo o que querem? Não se preocupam com nada?

Não. As pessoas felizes são acima de tudo saudáveis. Fazem escolhas simples, mas sempre baseadas naquilo que as deixam bem. Comer bem, dormir bem, ser ativo, estar em contato com a natureza, ter bons relacionamentos e claro, um proposito, uma razão clara de existência.

MEDICINA DO ESTILO DE VIDA: O QUE É E POR QUE AFETA TANTO A NOSSA VIDA?

Nesse contexto, surge a abordagem da medicina do estilo de vida, uma disciplina que propõe estudarmos os pilares do estilo de vida para sermos não só mais saudáveis, mas, principalmente, felizes!

Nesse espaço, quero dividir com vocês todo meu conhecimento no uso de abordagens de estilo de vida, sempre baseado em evidências científicas! A dieta predominantemente vegetal e com alimentos integrais, atividade física regular, sono restaurador, controle de estresse, prevenção do uso de substâncias tóxicas e conexão social positiva são as estratégias para promover e manter a nossa saúde.

Toda semana, uma informação relevante, com dicas práticas e colaborativas, para discutirmos sobre as delícias e os dessabores do processo de mudança para um comportamento mais saudável.

Muito feliz em estar com vocês,
Carol.