Saúde em dia! 7 exercícios laborais que fazem bem para seu corpo e para sua mente
Mestre em fisiologia do exercício, Bianca Vilela elenca práticas que tornarão o trabalho em casa muito mais saudável
Mestre em fisiologia do exercício, Bianca Vilela elenca práticas que tornarão o trabalho em casa muito mais saudável
Durante toda minha trajetória profissional, mais de 15 anos trabalhando com ergonomia em grandes empresas, pude entender o que realmente funciona! Para mudar uma cultura precisamos oferecer programas de saúde que realmente apresentem resultados!
Se todos os atletas, antes de entrar em campo, fazem a devida preparação, então por que nós que trabalhamos sentados por pelo menos 9 horas por dia não devemos estar preparados?
Certamente os exercícios laborais, podem e devem ser realizados em três etapas do dia:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1️. EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO:
Como o próprio nome já diz, servem para aquecer os músculos e articulações e devem ser realizados no início do turno.
São eles:
2️. EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS:
Sim, eles são os meus preferidos! Eles reduzem consideravelmente o número de lesões relacionadas ao trabalho. Devem ser feitos no meio da jornada (após o almoço, por exemplo).
3️. EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO:
Eles irão promover melhor alongamento e relaxamento dos músculos. Ideal para serem realizados no final da jornada de trabalho.
Ou seja, implementar um programa eficaz de ginástica funcional, com o portfólio correto de exercícios, fará toda diferença no resultado da empresa e na vida dos funcionários. Como próprio nome já diz, estes exercícios compensam as articulações e os músculos da forma assertiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer um exemplo prático? Temos a tendência de olhar muito para baixo (computadores e celulares), então que tal olhar para cima por 15 vezes logo após o almoço? Pode apostar que se isso se tornar um hábito, as dores cervicais poderão ser diminuídas.
Pausas
Muitas pessoas se acostumam com o trabalho extenuante de se manter na posição sentada por longas horas, de forma ininterrupta. Mas saiba que é fundamental a cada hora você se movimentar.
Existe uma regra pra isso: a cada 50 minutos trabalhado na posição sentada, você deve ficar 10 minutos em pé. Aproveite esses 10 minutos para fazer ligações, ir até o toalete, fazer um chá, tomar água, ou até mesmo fazer uma vídeo conferência com sua equipe.
Aproveite para sempre movimentar seus pés!
Devo mencionar que existem pessoas que trabalham na posição em pé e a mesma regra vale para estes profissionais: a cada 50 minutos em pé, procure compensar 10 minutos na posição sentada.
Inclua exercícios e pausas em sua rotina e torne seu dia muito mais leve.
BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Aborda temas como: saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos.
Instagram: @biancavilelaoficial