Publicidade

Alta irradiação

Convicto de que a energia solar é nosso grande trunfo para enfrentar as mudanças climáticas, o Greenpeace Brasil lançou o Programa Multiplicadores Solares focado nessa fonte renovável

Bárbara Rubim – Karla Gachet/ Greenpeace
1- O que é o Programa Multiplicadores Solares?
Enquanto nossos governantes apostarem em um planejamento que se baseie simplesmente na construção de grandes hidrelétricas e na utilização das caras e sujas térmicas, o Brasil seguirá vivenciando crises hídricas e energéticas de maneira cíclica. O programa Multiplicadores Solares, lançado em janeiro, consiste na seleção e treinamento de 30 jovens de todo o território nacional, para que eles nos ajudem a espalhar a mensagem de que a energia solar é a solução.
2- Como o potencial solar dará conta desse desafio?

O caminho que tirará o Brasil da crise energética é composto por eficiência energética, redução do consumo e, claro, energia solar. Temos um dos mais altos índices de irradiação solar do mundo. Se todos os telhados residenciais brasileiros fossem cobertos de painéis fotovoltaicos teríamos eletricidade o suficiente para suprir mais de duas vezes o consumo residencial do país. Isso aliviaria nossa demanda por eletricidade e ainda significaria economia para o bolso.
3- De que maneira os Multiplicadores Solares disseminam essas informações?
Após o treinamento, teórico e prático, os jovens se comprometem a realizar pelo menos uma ação de conscientização por mês. Os primeiros 30 jovens já realizaram diversas atividades ao redor do país. Em Uberlândia, MG, foram dadas oficinas e palestras sobre o tema para 464 crianças, 51 pais e 10 professores. Os alunos aprendem a construir fogão e forno que utilizam a energia do sol para preparar os alimentos, por exemplo.
Bárbara Rubim, 25, nascida no Paraná, mas mineira de coração, é advogada. Advoga especialmente pelas causas ambientais e está à frente da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. Segundo ela, que aos 16 anos se tornou voluntária da ONG e lá permanece até hoje, explorar a energia solar é de inestimável valia.

Publicidade