Publicidade
2021 é o ano do boi de metal na cultura chinesa – Pexels

O ano-novo na cultura chinesa é comemorado de maneira e em datas diferentes do Réveillon no ocidente. Para os chineses, o ano de 2020 encerrou-se neste dia 11 e o país comemora no dia 12 de fevereiro a chegada de 2021, o ano do boi. 

Publicidade

Diferente dos países de cultura ocidental, não há uma data fixa para o início de um novo ano. Para os chineses, o calendário é lunissolar, isso significa que ele é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol.

+ VEJA TAMBÉM: 5 coisas que você deveria saber sobre o olho grego antes de usá-lo

O boi é o segundo animal do zodíaco chinês e vem depois do rato. Cada ano é representado pelos 12 signos do horóscopo chinês e os ciclos se repetem a cada 12 anos seguindo a seguinte ordem: rato, boi (ou búfalo), tigre, coelho (lebre ou gato), dragão, cobra, cavalo, bode (cabra), macaco, galo, cão e porco (javali).  

Ano do boi de metal

Publicidade

Na cultura chinesa, o boi é um animal valioso principalmente por conta de seu papel na agricultura. Ele é conhecido por conta das características positivas especialmente por ser trabalhador e honesto. 

Segundo a astrologia chinesa, o ano do boi exigirá trabalho duro e perseverança. O  elemento Metal, associado ao animal em 2021, está confiança e estabilidade, mas garante que haverá muito trabalho a ser feito.

+  VEJA TAMBÉM: Tenha um 2021 próspero! Ritual para atrair abundância financeira para o ano que vem

Publicidade

Diferente dos brasileiros que costumam pular sete ondinhas durante a virada, as superstições chinesas para começar bem um novo ano inclui lavar os cabelos para eliminar os maus fluidos impregnados no ano anterior.