Por que instalaram uma nova chaminé na Capela Sistina?
A ação dos bombeiros faz parte de uma série de preparativos para o Conclave, que deve iniciar em sete de maio

A ação dos bombeiros faz parte de uma série de preparativos para o Conclave, que deve iniciar em sete de maio
Nesta sexta-feira (2), bombeiros instalaram a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. A ação faz parte dos preparativos para o Conclave, processo que reúne cardeais de todo o mundo para eleger um novo Papa. Isso porque o equipamento é responsável por anunciar à população a decisão dos religiosos.
A Santa Sé informou, na última segunda-feira (28), que a eleição do novo pontífice começará em sete de maio. Ela ocorre na Capela Sistina e, por isso, o local está fechado para visitações. Além disso, a fim de prepará-lo para o Conclave, os funcionários da instituição fixaram a chaminé em um lugar visível da Praça de São Pedro.
Neste ambiente, milhares de fiéis aguardarão para saber se houve uma decisão ou não. Caso a fumaça seja preta, significa que os cardeais ainda estão votando. Mas, se for branca, aponta que há o nome para ocupar o cargo. Esse processo pode levar semanas. No entanto, os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, chegaram ao fim já no segundo dia de votação.
O Papa Francisco, também conhecido como Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, na última segunda-feira (21). Com o seu falecimento, se inicia o processo de seleção de um novo pontífice, chamado Conclave. Nessa reunião, cardeais de todo o mundo, com menos de 80 anos, podem votar e se eleger ao cargo. Entenda como funciona:
De acordo com as regras estabelecidas por João Paulo II, o Conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte ou renúncia do Papa anterior. Esse tempo possibilita a preparação e a chegada dos religiosos ao Vaticano. Durante o processo, eles ficam na Casa de Santa Marta e não têm contato com o mundo exterior. No primeiro dia, os cardeais se reúnem na Basílica de São Pedro para realizar a missa Pro Eligendo Papa. Confira a matéria completa.