Descubra o significado admirável por trás dos olhos fechados de Buda

Entenda porquê as estátuas da principal figura do budismo mantém sempre os olhos fechados

Bons Fluidos Publicado sexta 18 junho, 2021

Entenda porquê as estátuas da principal figura do budismo mantém sempre os olhos fechados
Saiba o significado por trás dos olhos fechados de Buda - Pexels

Ao visitar um templo budista e ver estátuas do maior representante do budismo no mundo você pode notar que a maioria delas está de olhos fechados. Embora possamos encontrar estátuas de Buda em diferentes posições, tamanhos e expressões, os olhos dele está geralmente fechado e o motivo não é à toa. 

Assim como muitos sinais no budismo tem um significado, os olhos fechados nas estátuas de Buda também tem um sentido no mundo espiritual que nos faz refletir sobre nossas próprias vidas. 

+ VEJA TAMBÉM: 'Namastê' significa muito mais do que você imagina; conheça sua origem e verdadeiro significado

Olhar para dentro de si

No mundo ocidental, os olhos fechados na arte simbolizam “sono, sofrimento ou morte”,  mas nas culturas hindu e budista, os olhos fechados simbolizam olhar para dentro de si mesmo.

Para os seguidores budistas, olhos fechados são capazes de “penetrar na essência das coisas” e não apenas pela mera visão que entra pelos olhos.

A crença destaca que “a percepção iluminada está em nossa mente”, e não simplesmente o conceito ocidental de mente como um pensamento, mas sim um conhecimento moral.  Para os budistas, o senso de visão não é importante, pois simplesmente não captura verdadeiramente a essência do mundo, e o que é desnecessário deve ser filtrado.

+ VEJA TAMBÉM: Saiba o significado de 4 saudações budistas para você usar e demonstrar reverência de acordo com os ensinamentos de Buda

Embora muitas pessoas acreditem que os olhos fechados na meditação sirva apenas para evitar distrações, o ato, na verdade, tem como propósito fazer "conhecer a própria natureza de si mesmo". Por isso deve-se fechar os olhos para as coisas mundanas e a sociedade humana e cultivar o que está dentro.

 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 22:16:42 (1045180).