Dia de Nossa Senhora de Fátima: quais são os segredos da divindade?

Em sua terceira aparição, a Virgem Maria fez revelações a uma jovem portuguesa chamada Lúcia, que só vieram a público décadas depois

Nossa-Senhora-de-Fátima
Em sua terceira aparição, a Nossa Senhora de Fátima fez revelações a uma jovem portuguesa, que só vieram a público décadas depois – Pexels/Bennet P Biju

Todos os anos, no dia 13 de maio, os fiéis da Igreja Católica celebram o dia de Nossa Senhora de Fátima. A invocação da Virgem Maria, nomeada após sua primeira manifestação em Portugal, simboliza para muitos, a paz e a humildade. Isso porque esses valores foram transmitidos por ela a três crianças portuguesas durante a Primeira Guerra Mundial. As mensagens, conhecidas como os segredos da divindade, contudo, só vieram a público décadas mais tarde.

Publicidade

Primeira aparição

A devoção à sua imagem iniciou em maio de 1917, após os jovens Lúcia, Francisco e Jacinta afirmarem que teriam visto uma “senhora mais brilhante que o sol” na região da Cova da Iria, na pequena vila de Fátima, em Portugal. Nesse momento, marcado pela Primeira Grande Guerra, a mulher disse para três pastorinhos que realizaria um milagre. Nos meses seguintes, ela voltou a aparecer para eles de maneiras diferentes.

Enquanto Francisco podia somente ver a Nossa Senhora, Jacinta também a ouvia. Já Lúcia, a mais velha, ainda conseguia conversar com a Mãe de Jesus. Assim, foi para esta jovem, que a santa confiou seus segredos durante a terceira aparição, em 13 de julho. De acordo com os relatos, depois da revelação, a menina ficou com medo e gritou o nome de Fátima.

Quais são os segredos

Lúcia, no entanto, só expôs para o mundo, o que a Virgem lhe dissera, em 1941, quando os superiores do convento das Irmãs Doroteias pediram para que ela escrevesse sobre as aparições. De acordo com os escritos da religiosa, a primeira parte do Segredo de Fátima se refere à visão do inferno revelada aos pastorinhos.

“Nossa Senhora nos mostrou um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nisso, estavam os demônios e as almas, como se fossem transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana. Eles flutuavam no incêndio, levados pelas chamas que saíam deles mesmos, juntamente com nuvens de fumaça. Caíam para todos os lados, semelhantes ao cair das faúlhas em grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gemidos e gritos de dor e desespero, que horrorizavam e faziam estremecer de pavor”, detalhou a mulher na sua Terceira Memória. 

Em seguida, a santidade afirmou às crianças que, se fizessem o que ela diria a seguir, encontrariam paz. Para isso, no segundo trecho, Nossa Senhora pediu pela consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração. “Se atenderem aos meus pedidos, o país se converterá e terão tranquilidade. Caso contrário, espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer e várias nações serão aniquiladas”, disse.

Possível profecia

A terceira espantou os fiéis por anos, já que, de início, Lúcia se recusou a divulgá-la, fazendo com que muitos acreditassem que o segredo mencionava o fim do mundo. Após certa insistência das autoridades, a religiosa concordou em escrever o conteúdo do segredo, mas solicitou que ele só fosse divulgado em 1960.

Desta forma, o texto chegou a ser lido por pontífices, como João XXIII, Paulo VI e João Paulo II, que pediu acesso ao escrito após sofrer uma tentativa de assassinato em 13 de maio de 1981. Na época, o papa ressaltou que teria sido “a mão de uma mãe que guiou a trajetória da bala”. Isso porque, na revelação, Nossa Senhora narrou a morte do Santo Padre por tiros de soldados.

Publicidade

Oração para Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos. Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós”.

Publicidade