Entenda a tradição de desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis
O Dia de Reis representa o encerramento do ciclo de celebração do nascimento de Jesus
O Dia de Reis representa o encerramento do ciclo de celebração do nascimento de Jesus
Você tem o costume de desmontar a árvore de Natal em uma data específica? De acordo com a tradição cristã, hoje, 6 de janeiro, Dia de Reis, é o dia correto para guardar os enfeites dentro do armário.
Em 6 de janeiro, a Igreja celebra o dia de Santos Reis. Essa data representa a importância de encerrar o ciclo de celebração do Natal. No dia, acredita-se que os três reis magos — Belchior, Gaspar e Baltazar — visitaram o menino Jesus, recém-nascido.
O astro “Estrela de Belém” guiou os magos até o local em que Jesus estava. Gaspar deu o incenso, fazendo referência a sua divindade; Baltazar deu a mirra, representando sacrifício e ressurreição; já Belchior presenteou o menino com ouro, simbolizando o futuro reinado.
+++ Quer largar o refrigerante? Veja opções de bebidas gasosas sem açúcar
Por isso, o dia 6 de janeiro, de acordo com a tradição, é a data correta para desmontar a árvore de Natal. Com o ciclo encerrado, não faz mais sentido continuar com enfeites que representam o Advento, como as estrelas e as luzes. Este momento chegou para se preparar para o próximo ciclo da Igreja, que é o da Páscoa.