Publicidade

Lareira: segundo o Feng Shui, por que ela rouba a energia vital no ambiente?

Arquitetura energética e terapeuta dos ambientes explica as vantagens e desvantagens de ter uma lareira no ambiente, segundo o Feng Shui

Lareira: por que ela rouba a energia vital no ambiente?
Lareira: conforme o Feng Shui, por que ela rouba a energia vital no ambiente? – Pexels

Os itens de decoração são essenciais para deixar a casa mais acolhedora e com a personalidade de seus moradores. Um dos itens protagonistas de qualquer ambiente é a lareira. O artigo, uma vez que está sendo utilizado, traz ao ambiente a energia do fogo, proporcionando aconchego e aquecimento ao lar nas estações mais frias, além de proporcionar sofisticação ao ambiente.

Publicidade

Segundo o Feng Shui, apesar do item trazer essa sensação, ele também pode ser um ponto sugador de energia do ambiente quando não está sendo utilizado. Além de atrapalhar o fluxo energético, pode criar sensação de desequilíbrio, desconforto, desânimo e irritação para os moradores da casa ou visitantes.

Lareira a lenha X Lareira a gás

Conforme a arquiteta energética e terapeuta dos ambientes Kelly Curcialeiro, existem também algumas diferenças energéticas quando tratamos de lareiras a lenha e lareiras a gás.

“As lareiras a lenha são consideradas mais ‘favoráveis’ do ponto de vista energético, porque o fogo queima a madeira, um elemento natural que possui forte conexão com a terra. Essa conexão permite uma transmutação mais eficaz da energia negativa do ambiente em energia positiva”, começa.

“Já as lareiras a gás são menos favoráveis energeticamente, porque o fogo gerado pelo gás não possui uma conexão natural com a terra e não há a mesma transmutação de energia que ocorre quando a lenha é queimada”, explica. No entanto, segundo Kelly, é possível equilibrar a energia da lareira a gás com outras técnicas de Feng Shui, como o uso de cores e alguns materiais, como as pedras, cristais ou outros objetos de proteção energética.

Publicidade

Como limpar o ambiente energeticamente?

Além das cores e materiais que podem auxiliar no equilíbrio energético do ambiente, algumas atitudes também ajudam a estabelecer o equilíbrio, como preencher o espaço da lareira com plantas, manter a chaminé e a lareira limpas e em bom estado de conservação, utilizar sempre a tela de proteção na frente da lareira com os acessórios: pá, pinça, atiçadores, entre outros objetos, além de fazer a queima de ervas aromáticas, como sálvia e alecrim, para purificar o ambiente e afastar energias negativas.

Recomendações que quem pensa em construir uma lareira deve seguir:

Evite colocar a lareira em um local central da casa, pois isso pode gerar um excesso de energia Yang, que usa a mente para planejar e a vontade de realizar, desequilibrando os moradores do local.

Certifique-se de que a lareira não esteja diretamente abaixo ou acima de um quarto, ou de um local onde as pessoas costumam passar muito tempo, pois isso pode gerar um desequilíbrio na saúde e no bem-estar das pessoas.

Publicidade

Use materiais que simbolizam o elemento fogo, como tijolos e pedras, para equilibrar a energia da lareira com o restante do espaço.