espiritualidade   / O poder dos sons

Música x espiritualidade: como a música afeta nossas emoções e estado de espírito?

Música e espiritualidade estão muito mais conectados do que você imagina

Bons Fluidos Publicado quinta 7 janeiro, 2021

Música e espiritualidade estão muito mais conectados do que você imagina
Será que existe uma conexão entre música e espiritualidade? - Pexels/ Nishant Aneja

A música é uma das criações mais intrigantes da humanidade e é sabido que ela desempenha grande influência em nossas vidas - algumas músicas 'tocam a alma' e podem afetar positiva ou negativamente dependendo do que se ouve. 

Os sons criados por instrumentos musicais ou vozes é alvo constante de estudos da neurociência, que procura desvendar os efeitos da música no cérebro humano como, por exemplo, quais partes são ativadas durante determinadas músicas ou porquê pessoas gostam de ritmos diferentes. 

+ VEJA TAMBÉM: 'Namastê' significa muito mais do que você imagina; conheça sua origem e verdadeiro significado

Estes inúmeros estudos já descobriram que os sons musicais possuem forte influência em nossa mente, no entanto, algumas perguntas sobre o assunto permanecerem sem resposta, como os efeitos emocionais e espirituais que alguns sons provocam nos seres humanos. 

A influência da música em nosso estado de espírito 

Não é necessário nenhum tipo de estudo para descobrir que músicas tristes nos deixam mais tristes, músicas animadas dão um "up" no humor ou então músicas aceleradas nos causam motivação. 

Não é à toa que música e práticas religiosas estão quase sempre conectados como, por exemplo, as canções gospel nas igrejas protestantes, a batida de tambores em rituais de religiões de matriz africana ou em rituais indígenas, o canto gregoriano utilizado na liturgia católica romana ou os mantras védicos durante a prática da meditação. 

+ VEJA TAMBÉM: Sinta sons com o cérebro: tecnologia de áudio 8D brinca com a sua mente; veja como experimentar

A música é capaz de nos conectar com nossa essência interior divina e ajuda a estimular a espiritualidade que existe dentro de nós. O processo de criação de qualquer música também é determinante para definir se o que se ouve trará efeitos espirituais ou não. Quando criada com o coração e intenção pura, a música é uma expressão espiritual da natureza. 
 

Último acesso: 01 Mar 2021 - 00:51:21 (1044128).