Publicidade

No Vaticano, Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil

“Peço que Vossa Santidade volte o seu olhar e suas orações para o nosso país”, disse Caetano Veloso em carta para Papa Francisco

Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil
Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil – Vatican Media

O cantor, músico e escritor Caetano Veloso teve o prazer de se encontrar nesta quinta-feira, 28, com o líder máximo da Igreja Católica, Papa Francisco. Na reunião, que ocorreu em audiência privada, Caetano esteva acompanhado de sua esposa, a produtora e empresária Paula Lavigne.

Publicidade

Encontro entre Caetano Veloso e Papa Francisco

A princípio, o convite para o encontro foi enviado por Papa Francisco em junho deste ano. O pontífice teria sugerido que Caetano Veloso participasse da comemoração dos 50 anos do Museu de Arte Contemporânea do Vaticano. Infelizmente, o cantor precisou adiar a ida em decorrência de uma gripe.

Em turnê pela Europa com o espetáculo “Meu Coco”, agora, Caetano aproveita sua passagem pelo Velho Continente para, enfim, se encontrar com o líder máximo da Igreja. Ele, inclusive, se apresentou no Parco della Musica, em Roma, Itália, nesta última quarta-feira, 27.

“Hoje tivemos a honra de sermos recebidos pela Sua Santidade, Papa Francisco, no Vaticano. Obrigado ao Santo Padre pelo convite e pela generosidade com que nos recebeu. Obrigado ao Monsenhor Polvani e Angélica Ferreira pela recepção, e à Sua Eminência, o Cardeal José Tolentino de Mendonça. E ao jornalista Gerson Camarotti, que acompanhou todos os preparativos do encontro”, escreveu Caetano Veloso em suas redes sociais.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso)

Publicidade

Os pedidos de Caetano Veloso ao pontífice

Nas imagens compartilhadas por Caetano Veloso e Paula Lavigne no Instagram, podemos ver o artista entregando ao líder religioso uma carta. Nela, Caetano começa falando sobre sua origem e cita sua mãe, Dona Canô, devota de Nossa Senhora da Purificação. Era de desejo da senhora a despoluição do Rio Subaé, na Bahia, e a restauração da igreja dedicada à santa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, onde o artista nasceu.

Em seu texto, Caetano Veloso também se sensibiliza com as crianças que perderam suas vidas injustamente devido à política agressiva da guerra às drogas no Rio de Janeiro. Ele cita o caso de Eloah da Silva dos Santos, que faleceu aos 5 anos por uma bala perdida no Morro do Dendê, comunidade da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Na Bahia, estado natal do cantor, a violência também impera. Caetano Veloso fala sobre as mortes em larga escala que ocorreram durante confrontos policiais em todo o estado no mês de setembro, principalmente em bairros periféricos das grandes cidades.

Publicidade

“Diante dessa situação de agravamento da violência no Brasil, peço que Vossa Santidade volte o seu olhar e suas orações para o nosso país. Tenho certeza de que sua mensagem de paz será ouvida no país ouvida no país que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida”, diz Caetano Veloso em carta.