Ícone do site

No Vaticano, Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil

Published 28/09/2023
Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil

Caetano Veloso tem encontro com Papa Francisco e pede bênçãos ao Brasil - Vatican Media

O cantor, músico e escritor Caetano Veloso teve o prazer de se encontrar nesta quinta-feira, 28, com o líder máximo da Igreja Católica, Papa Francisco. Na reunião, que ocorreu em audiência privada, Caetano esteva acompanhado de sua esposa, a produtora e empresária Paula Lavigne.

Encontro entre Caetano Veloso e Papa Francisco

A princípio, o convite para o encontro foi enviado por Papa Francisco em junho deste ano. O pontífice teria sugerido que Caetano Veloso participasse da comemoração dos 50 anos do Museu de Arte Contemporânea do Vaticano. Infelizmente, o cantor precisou adiar a ida em decorrência de uma gripe.

Em turnê pela Europa com o espetáculo “Meu Coco”, agora, Caetano aproveita sua passagem pelo Velho Continente para, enfim, se encontrar com o líder máximo da Igreja. Ele, inclusive, se apresentou no Parco della Musica, em Roma, Itália, nesta última quarta-feira, 27.

“Hoje tivemos a honra de sermos recebidos pela Sua Santidade, Papa Francisco, no Vaticano. Obrigado ao Santo Padre pelo convite e pela generosidade com que nos recebeu. Obrigado ao Monsenhor Polvani e Angélica Ferreira pela recepção, e à Sua Eminência, o Cardeal José Tolentino de Mendonça. E ao jornalista Gerson Camarotti, que acompanhou todos os preparativos do encontro”, escreveu Caetano Veloso em suas redes sociais.

Os pedidos de Caetano Veloso ao pontífice

Nas imagens compartilhadas por Caetano Veloso e Paula Lavigne no Instagram, podemos ver o artista entregando ao líder religioso uma carta. Nela, Caetano começa falando sobre sua origem e cita sua mãe, Dona Canô, devota de Nossa Senhora da Purificação. Era de desejo da senhora a despoluição do Rio Subaé, na Bahia, e a restauração da igreja dedicada à santa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, onde o artista nasceu.

Em seu texto, Caetano Veloso também se sensibiliza com as crianças que perderam suas vidas injustamente devido à política agressiva da guerra às drogas no Rio de Janeiro. Ele cita o caso de Eloah da Silva dos Santos, que faleceu aos 5 anos por uma bala perdida no Morro do Dendê, comunidade da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Na Bahia, estado natal do cantor, a violência também impera. Caetano Veloso fala sobre as mortes em larga escala que ocorreram durante confrontos policiais em todo o estado no mês de setembro, principalmente em bairros periféricos das grandes cidades.

“Diante dessa situação de agravamento da violência no Brasil, peço que Vossa Santidade volte o seu olhar e suas orações para o nosso país. Tenho certeza de que sua mensagem de paz será ouvida no país ouvida no país que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida”, diz Caetano Veloso em carta.

Sair da versão mobile