Ícone do site

O que Oxóssi tem para nos ensinar neste 20 de janeiro, dia do Orixá das matas e dos animais

Published 20/01/2022

O que Oxóssi tem para nos ensinar neste 20 de janeiro, dia do Orixá das matas e dos animais - Flickr

Em 20 de janeiro celebramos o Dia de Oxóssi, grande guardião das matas e dos animais, Orixá das florestas, senhor da caça e da fartura através dos alimentos que a natureza nos proporciona. No sincretismo religioso com o catolicismo, o Orixá em questão está relacionado com São sebastião, considerado padroeiro do Rio de Janeiro e protetor contra a guerra e a peste — seu dia também é celebrado em 20 de janeiro.

+++ Protetor conta a peste e a guerra, peça que São Sebastião livre sua vida de aflições através desta oração

Oxóssi é filho de Oxalá, considerado o Orixá da vida, o pai de todos, e Iemanjá, rainha das águas salgadas, protetora da pesca. Como contam os fiéis, Oxóssi não precisa de mais do que uma flecha para acertar um animal. Dizem que o Orixá das matas nunca erra seu alvo.

Oxóssi ainda é um orixá relacionado à Lua, uma vez que usa seu brilho durante a noite para caçar. Tem como símbolo a árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, e como talismã o arco e a flecha.

O que Oxóssi tem para nos ensinar?

Como dissemos, Oxóssi é conhecido por nunca errar seu alvo. Sua caçada, porém, não é rápida e agressiva. É calma e certeira. Oxóssi nos ensina a ter paciência e garra para alcançar nossos objetivos. Nos ensina a ter determinação. Nos ensina a ter coragem.

Grande sábio da natureza, está sempre em busca de novos e aprofundados conhecimentos, pois é a partir deles que consegue enfrentar seus oponentes e desafios de maneira mais certeira, com mais frieza e sabedoria.

Oração para Oxóssi

“Oxóssi, Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me, Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida! Okê Arô! Compreendendo a força espiritual que emana de Vós eu não temerei nada se estiver coberto com Vosso Axé! Okê Arô Oxóssi!”

Nós da Bons Fluidos, inclusive, separamos algumas informações sobre os orixás Oxum e Obaluaê em suas datas comemorativas. Para conferir o ensinamento de cada um dos Orixás citados acima, acesse as matérias abaixo:

+++ O que Oxum tem para nos ensinar neste 8 de dezembro, dia do Orixá do ouro e das águas doces

+++ O que Obaluaê tem para nos ensinar neste 17 de dezembro, dia do Orixá da cura e da transformação