Ícone do site

Você sabe quem foi Zita de Lucca? Conheça a história e uma oração para a Santa padroeira das empregadas domésticas

Published 26/04/2021

Você sabe quem foi Zita de Lucca? Conheça a história e uma oração para a Santa padroeira das empregadas domésticas - Reprodução / Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

É em 27 de abril que celebramos o Dia de Santa Zita de Lucca, padroeira das empregadas domésticas. Você já tinha ouvido falar nesta figura da igreja católica?

De origem pobre, Zita, nascida na vila de Monsagrati, próxima à comuna de Lucca, na Itália, começou a trabalhar com 12 anos de idade como empregada doméstica na casa da família Fatinelli. Lá, a mulher permaneceu no mesmo cargo durante 48 anos, até a sua morte.

+ VEJA: Dia de São Jorge: Taróloga dá dicas de proteção e limpeza para os devotos do santo

Sempre bondosa, com o tempo, passou a ser benquista pela família rica. O dinheiro e bens que guardava ao longo de sua vida, além de comidas e roupas, começou a distribuir aos mais carentes às sextas-feiras como símbolo de seu amor ao próximo.

Fiel a Deus, Zita possuiu mais de cento e cinquenta milagres reconhecidos pela Igreja Católica. Canonizada em 1696, teve seu corpo mumificando e posto num relicário de vidro, atualmente localizado na Basílica de São Frediano, em Lucca.

+ VEJA: 19 de abril – Dia de Santo Expedito; ore e peça bênçãos para o padroeiro das causas urgentes

Oração para Santa Zita:

“Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soube ser solícita como foi Marta quando servia a Jesus em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que impõem meus trabalhos domésticos: ajudai me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos.

Ó Deus recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, daí forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu

Santa Zita ajudai-me,
Amém.”

Sair da versão mobile