Publicidade

Teste da Orelhinha: qual a importância do exame realizado ainda nos primeiros dias de vida?

A triagem neonatal auditiva, ou Teste da Orelhinha, apesar de parecer simples, garante que se detecte, o mais precocemente, qualquer deficiência auditiva

Teste da Orelhinha: qual a importância do exame realizado ainda nos primeiros dias de vida?
Teste da Orelhinha: qual a importância do exame realizado ainda nos primeiros dias de vida? – Freepik

Um dos exames realizados ainda na maternidade ou durante o primeiro mês de vida dos bebês é o popular “teste da orelhinha”. O exame de emissões otoacústicas tem grande importância, uma vez que permite detectar, logo no início da vida, se há alguma deficiência ou disfunção auditiva no recém-nascido.

Publicidade

A importância do Teste da Orelhinha

“Crianças que não passam pelo teste da orelhinha, e são portadoras de perda auditiva, podem ter seu desenvolvimento comprometido. Entre os danos que os problemas podem trazer, caso não façam o tratamento precocemente, estão dificuldades de aprendizagem e compreensão, além de prejuízo na fala e na interação social”, explica a fonoaudióloga Silvia Roberta Monteiro.

Como demonstra a especialista, o sistema auditivo demonstra papel fundamental na aquisição da linguagem falada. Por isso, ele tem ainda mais importância nos primeiros anos de vida, quando a criança está em um dos maiores picos de desenvolvimento.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade