Ícone do site

”Luz no Caminho”: a espiritualidade oriental para quem busca transformações significativas na vida

Published 05/10/2021

''Luz no Caminho'': a espiritualidade oriental para quem busca transformações significativas na vida - DIVULGAÇÃO/ FREEPIK

Considerado pela renomada escritora russa H. P. Blavatsky como “uma verdadeira joia” para aqueles que buscam se aprofundar nos ensinamentos para a elevação da consciência, Luz no Caminho, escrito no século XIX pela espiritualista britânica Mabel Collins, é um dos maiores clássicos da filosofia esotérica oriental. Como delineia o próprio título, a obra é considerada um farol que ilumina o percurso daqueles que caminham em busca da sabedoria e transformação em várias áreas da vida.

Ao fazer parte de um esforço teosófico que buscava aproximar as tradições espirituais do oriente e do ocidente, essa nova edição, publicada pelo selo Mantra (Editora Edipro), conta com notas e comentários da própria autora, além do ensaio Karma. O prefácio é escrito por Lúcia Helena Galvão, professora da Organização Internacional de estudos filosóficos Nova Acrópole. 

“Parece-nos óbvio que buscamos o caminho, mas isso não é verdadeiro. Uma das grandes necessidades do caminhante é exatamente buscar entender o que, de fato, ele almeja encontrar: reconhecimento, paz de espírito, felicidade? O caminho não é um meio para todas essas coisas: ele é um fim em si.” (Luz no Caminho, p. 15)

Por meio de profundas reflexões, a obra, que possui 96 páginas, só pode ser compreendida profundamente com o uso da intuição, pois aponta para uma sabedoria que está além das palavras. Assim, a espiritualista inglesa evidencia os preceitos fundamentais da filosofia teosófica, como também traz ensinamentos valiosos para quem almeja alcançar a comunhão interior e a plenitude da manifestação intuitiva da consciência.

Luz no Caminho trata-se de um pequeno manual de advertências para o caminhante em direção à sabedoria, de origem muito antiga. Para os leitores que se aventurarem a percorrer o caminho à luz dos ensinamentos transmitidos por Mabel Collins encontrarão, de início, muitas reflexões sobre o ato de agir e pensar.


Sobre a autora: Mabel Collins (1851-1927), pseudônimo de Minna Collins, foi uma escritora espiritualista inglesa. Publicou 46 obras, sendo a maioria constituída de romances, mas se tornou mesmo conhecida por seus trabalhos teosóficos, publicados entre 1881 e 1889: Luz no Caminho, O idílio do lótus branco, Pelas portas de ouro e O despertar, sendo os dois primeiros os mais famosos.

Lúcia Helena Galvão: é professora da Escola Internacional de Filosofia Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos, ministra aulas sobre os mais variados temas, entre eles: ética, sociopolítica, simbologia e história da filosofia; e profere palestras e conferências no Brasil e no exterior. Poetisa, com quatro livros publicados, produz frequentemente artigos e crônicas veiculados pela imprensa de todo o país.

Sair da versão mobile