Ícone do site

Maurício de Sousa cria coleção de livros em braile sobre personagem cega Dorinha

Published 14/03/2022

Maurício de Sousa cria coleção de livros em braile sobre personagem cega Dorinha - Reprodução / Instagram / @mauricioaraujosousa - Foto: Senado Federal / Flickr

É fato que a Turma da Mônica, criação do cartunista Maurício de Sousa, vem se reinventando ao longo dos anos, promovendo uma inclusão social. Hoje, podemos afirmar que muitas das personagens representam minorias, como é o caso de Dorinha, menina cega que faz parte da Turma, e que ganhará participação principal na série de livros em braile dedicada para crianças com deficiência visual.

+++ Aos 88 anos, professor poliglota oferece aulas de inglês gratuitas: ”Eu quero ajudar”

Maurício de Sousa cria coleção de livros em braile

“Cada personagem que criei como a Dorinha (cega), o Luca (cadeirante), o André (autista), a Tati (síndrome de Down), o Humberto (mudo) e até um com distrofia muscular, que é o Edu, foram formatados através de muita pesquisa com acompanhamento de especialistas e vivência”, contou Maurício de Sousa ao Estadão Cultural.

A personagem de Dorinha foi inspirada na figura de Dorina Nowill, educadora brasileira que ficou cega aos 17 anos em decorrência de uma infecção ocular, que ocasionou uma hemorragia. Dorina implantou na escola onde cursava o magistério o primeiro curso de especialização de professores para o ensino de cegos.

+++ Com 5 anos, brasileira é a mais nova artista a expor no Museu do Louvre

O projeto do cartunista de 86 anos que recebeu o nome de ‘Dorinha pelo Brasil – Inclusão Sem Barreiras’ será lançado no dia 25 de março. Além do braile, o projeto ganhará formatos de audiodescrição e audiobook.

Sair da versão mobile