Publicidade

‘Rios de ouro’ na Amazônia são vistos do espaço e impressionam astronautas

A imagem evidencia a mineração predatória na região da Amazônia peruana

Fotos tiradas por astronauta mostra esquema de prospecção de ouro na amazônia peruana – NASA

Imagens tiradas por um astronauta da NASA em missão na Estação Espacial Internacional (ISS) no final do ano passado causou curiosidade e expôs o esquema de exploração de minério no estado de Madre de Dios, na Amazônia peruana. 

Publicidade

As fotos, tiradas em dezembro de 2020, e publicadas pelo Observatório Terrestre da Nasa mostram rios que refletem uma cor dourada brilhante quando encontra-se com a luz do sol. Embora a paisagem seja encantadora vista do espaço, o fenômeno não é natural e evidência a prospecção de minério na região, segundo cientistas do OTN.

+ VEJA TAMBÉM: 4 dicas simples para atrair borboletas para sua casa, mesmo se você morar em áreas urbanas

+ VEJA TAMBÉM: Elas não vão te dar trabalho! 5 plantas lindas e MUITO fáceis de cultivar em casa

Os “rios de ouro” tratam-se de bacias com água e lama onde sedimentos metálicos foram depositados por mineradores. Estes mineradores exploram a região, retirando a vegetação com escavadeiras e depositando entulho lamacento em torno do curso dos rios. Segundo a Nasa, este trabalho é frequente nesta região da floresta amazônica. 

Publicidade

A exploração de ouro e minério na região movimenta a população local, que utiliza recursos poluentes, como o mercúrio, que é utilizado para extrair o ouro e acaba poluindo cursos d’água, além de desmatar uma região que antes era rica em vida animal como onças, macacos e borboletas. 

 

Publicidade