Ícone do site

“Superlua de Esturjão” acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil

Published 01/08/2023
"Superlua de esturjão" acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil

"Superlua de Esturjão" acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil - Foto: David Besh/Pexels

Os fãs de astrologia iniciam o mês de agosto com o pé direito: ocorrerá na noite desta terça-feira, 1, a chamada Superlua de Esturjão. O fenômeno poderá ser visto em grande parte do território brasileiro, como aponta o Observatório Nacional.

A Superlua de esturjão poderá ser vista a partir das 17h43, no horário de Brasília. Ao contrário de alguns eventos astronômicos, não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno.

Apesar de possivelmente vista a olho nu, as condições climáticas podem, sim, interferir na visibilidade da Superlua de Esturjão. Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Campo Grande e Goiânia são algumas das capitais que terão condições favoráveis para observar o fenômeno. Já Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém e Manaus não terão condições tão favoráveis – o que não significa impossibilidade de ver.

Superlua de Esturjão

Usamos o termo superlua para nos referir à lua cheia que ocorre próxima ao perigeu, ou seja, ao momento em que o satélite está mais próximo da Terra, parecendo maior e, consequentemente, mais brilhante. Em outras palavras, quando a distância entre a lua e a Terra é menor que 360.000 km, temos o perigeu. Ao contrário, o surgimento da microlua é chamado de apogeu.

Esta superlua, neste caso, recebe o nome de esturjão em referência a um peixe, no caso, o peixe que dá origem ao verdadeiro caviar, ou seja, ovas de esturjão não-fertilizadas. Nessa época do ano, a espécie é encontrada em abundância nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto de lagos de água doce entre os Estados Unidos e Canadá.

Sair da versão mobile