Ícone do site

Telescópio grava momento em que estrela é engolida por buraco negro; assista

Published 14/10/2020

Vídeo mostra momento que estrela vira um "espaguete" ao ser engolida por buraco negro massivo - Reprodução/ ESO

Um fenômeno espetacular no espaço foi registrado por Telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em Garching, na Alemanha, e publicada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society nesta segunda-feira, 12.

Os registros feitos pelo aparelho mostram uma estrela sendo “espaguetificada” enquanto é sugada por um buraco negro. A gravidade densa dos buracos negros é tão intensa que esmaga qualquer objeto próximo dele.

+ VEJA TAMBÉM: Pela 1ª vez, estudiosos capturam junção de dois buracos negros com massa 142 vezes maior que a do Sol

O vídeo que circula nas redes sociais mostra um enorme clarão sendo liberado no momento em que a estrela é quase engolida por completo. Antes de sumir, o astro, com uma massa equivalente à do nosso Sol,  vira uma espécie de “espaguete” devido a força do buraco supermassivo. 

O termo “espaguetização” é usado de maneira metafórica por conta do formado dos objetos engolidos por estes buracos. A extrema atração gravitacional provoca a fragmentação do material do astro engolido. 

Segundo cientistas este fenômeno foi o mais próximo da terra registrado até hoje, cerca de 215 milhões de anos-luz do planeta Terra. Veja o momento:

Sair da versão mobile