Ícone do site

Telescópio Hubble comemora 30 anos; confira algumas das principais imagens capturadas pelo satélite da NASA

Published 24/04/2020

Telescópio Hubble comemora 30 anos; confira as principais imagens capturadas pelo satélite da NASA - Wikimedia Foundation

Há exatos 30 anos, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, ou simplesmente NASA, como conhecemos, lançou ao espaço o famoso Telescópio Hubble, poderoso instrumento da astronomia capaz de explorar as mais complexas formas de manifestação do universo.

Localizado a aproximadamente 600 km da Terra, ou no que chamados de órbita terrestre baixa, o satélite é capaz de captar imagens dos fenômenos cósmicos mais diversos, há bilhões de anos-luz, impressionando não somente os cientistas e estudiosos, mas toda a população mundial.

Nesta sexta-feira, 30, a NASA compartilhou uma série de imagens para comemorar as três décadas do famoso Hubble. As informações foram retiraras de publicações do próprio Twitter do telescópio, @NASAHubble.

1. Cosmic Reef

O aniversário é dele, mas foi Hubble quem nos presenteou com esta imagem belíssima, capturada hoje, a gigante nebulosa NGC 2014 e sua vizinha NGC 2020, que fazem parte da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita a Via Láctea a 163 mil anos-luz e é famosa por ser um berçário de estrelas.

NASA

2. Nebulosa do Caranguejo

O Hubble captou essa visão da Nebulosa do Caranguejo do Sul em 2019. As estruturas da nebulosa foram esculpidas por duas estrelas girando em torno uma da outra. As bolhas de gás e poeira aparecem mais brilhantes nas bordas, parecendo pernas de caranguejo.

NASA

3. Nebulosa Cabeça de Macaco

Em 2014, o Hubble fotografou essa pequena parte da nebulosa Cabeça de Macaco. A luz ultravioleta de estrelas jovens e massivas perto do centro da nebulosa ajuda a esculpir a poeira cósmica.

Caption

4. Nebulosa de Eta Carinae

O Hubble capturou em 2010 a atividade caótica no topo de um pilar de gás e poeira com 3 anos-luz de altura que está sendo consumido pela radiação de estrelas próximas. Este espetáculo aos olhos humanos fica dentro de um viveiro estelar tempestuoso chamado Nebulosa Carina, ou Nebulosa de Eta Carinae.

NASA

5. Galáxia M82

Em 2006, o telescópio fotografou a galáxia M82, onde estrelas jovens nascem 10 vezes mais rápido do que dentro da nossa Via Láctea. A atividade de Starburst na M82 provavelmente durará algumas dezenas de milhões de anos-luz.

NASA

6. Imagem colorida de Saturno

Tirada em 1998, esta imagem de cores ‘falsas’ de saturno capturou a luz infravermelha refletida no planeta. Ele revela informações sobre a atmosfera de Saturno e mostra duas das luas do planeta: Dione no canto inferior esquerdo e Tethys no canto superior direito.

NASA
Sair da versão mobile