Ícone do site

Paz e prosperidade! Veja 4 motivos para você cultivar ao menos um bonsai em sua casa

Published 12/08/2020

Saiba porquê o cultivo do Bonsai é tão valioso - Pexels/ Dodd Trapani

Bonsai é uma forma de arte japonesa que transcendeu a arte chinesa há mais de mil anos. O termo pode ser usado para se referir à arte de fazer árvores em miniatura e sua tradução literal diz muito sobre ela: “plantado em uma bandeja”.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o Bonsai não é uma espécie de árvore; na verdade, muitas espécies de árvores podem ser transformadas em bonsai por meio de técnicas de horticultura. 

+ VEJA TAMBÉM: Plantas no quarto: paisagista indica 12 espécies ideais para deixar por perto durante o sono

A tradição do cultivo do bonsai foi refinada ao longo do último milênio para refletir as qualidades estéticas encontradas na natureza por meio da arte de recriar o que se vê de maneira equilibrada, simples e harmônica.  

Conheça algumas características e benefícios no cultivo do bonsai:

Contato com a natureza 

O Bonsai dá uma história à pequena árvore, por meio do uso do design artístico e da horticultura e permite que você tenha contato constante com um pedaço na natureza no seu dia a dia. 

Propriedades Terapêuticas

Pacientes com ansiedade e depressão tiveram uma melhora do quadro psicológico depois que um centro terapêutico na cidade de Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais, passou a adotar o cultivo de Bonsai na rotina de alguns pacientes. 

Manifestação de Beleza

Bonsai são ótimos na decoração de ambientes e deixam qualquer cômodo da casa charmoso. Ele é considerado uma expressão artística da natureza e sua beleza depende do cuidado dado por seu cultivador.

Símbolo de Prosperidade 

Acredita-se que quando alguém recebe um Bonsai, é um indício de que esta pessoa terá abundância em breve. Além de simbolizar a premonição de prosperidade, o bonsai atrai paz, harmonia, equilíbrio, paciência, felicidade e honra.