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Além da carne vermelha! Nutricionista lista 10 proteínas benéficas para o organismo

Além de diferentes tipos de carne, outros alimentos ricos em proteína incluem soja, amêndoa, leite e ovos

Bons Fluidos Publicado quarta 28 julho, 2021

Além de diferentes tipos de carne, outros alimentos ricos em proteína incluem soja, amêndoa, leite e ovos
Nutricionista listou alimentos ricos em proteínas - Unsplash/ Logan jeffrey

Fundamentais para a nossa dieta, as proteínas apresentam muitos benefícios para a saúde. Estão relacionadas a praticamente todas as funções de um organismo vivo, como na defesa das células, sustentação da pele e até mesmo no movimento de certas partes do corpo. 

As proteínas são macromoléculas formadas por um ou mais polipeptídeos, os quais estão arranjados de maneira única. Todas elas são formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. São, por exemplo, as responsáveis por formar mais de 50% da massa seca de grande parte das células”, explica a nutricionista e personal trainer Sol Meneghini.

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No dia a dia, é comum surgir a dúvida de como manter uma dieta diversa sem deixar as proteínas saudáveis de lado. Contudo, não tem segredo: as fontes de proteína vão além da tradicional carne vermelha e podem incluir peixes, leite, ovos, amêndoa e até mesmo soja. 

“As proteínas estão presentes nos mais variados alimentos. É verdade que as carnes destacam-se pelo seu alto valor de proteínas. A de galinha, por exemplo, é composta por 20% de proteínas. Os ovos, por sua vez, são constituídos de 11,8% de proteínas. Mas não se resume a isso”, afirma.

Segundo Sol Meneghini, é possível, aliás, manter uma alimentação rica em proteínas sem incluir nenhum tipo de carne no cardápio. Prato cheio para os vegetarianos e veganos. 

“A carne vermelha pode ser substituída do cardápio por opções igualmente ricas desse nutriente. Boas alternativas são ovos, cogumelos, sementes e laticínios, grãos, quinoa, brotos, sementes e folhas”, destaca.

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A profissional lista exemplos de alimentos com boas doses de proteína. Confira a seguir:

  1. Soja (34g de proteína a cada 100g) 
  2. Camarão (24g de proteína a cada 100g) 
  3. Frango (23g de proteína a cada 100g) 
  4. Salmão (21,62g de proteína a cada 100g) 
  5. Amêndoa (21,1g de proteínas a cada 100g) 
  6. Carne Vermelha (21g de proteína a cada 100g)
  7. Peixes (20g de proteína a cada 100g)
  8. Leite de vaca (8g de proteína a cada 100g)
  9. Tofu (8,1 g de proteína a cada 100g)
  10. Ovos (6g por unidade)

Último acesso: 04 Dec 2021 - 01:18:28 (1045441).