Publicidade

Entenda por que ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde da pele

Dormir bem também é um dos cuidados que temos que ter para que a nossa pele se mantenha saudável; veja dicas de profissional

Entenda por que ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde da pele – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Dormir bem, às vezes, parece uma realidade distante, mas uma sequência de noites mal dormidas pode ser cruel com a sua pele.  “O que conhecemos como privação de sono, insônia ou até mesmo má qualidade de horas dormidas, além dos prejuízos cognitivos, da diminuição da imunidade e do aumento do risco cardiovascular, também tem relação com a pele, de modo a acelerar o envelhecimento”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra.

Publicidade

A profissional esclarece que ter uma boa noite de sono é fundamental para a produção de hormônios que funcionam como antioxidantes naturais contra os radicais livres. Quando eles não são produzidos adequadamente, há o envelhecimento precoce. Por isso, além das olheiras, dormir mal também ajuda no aparecimento de inflamações da pele (como a acne). 

Entenda por que ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde da pele

Segundo a médica, o nosso corpo tem um relógio biológico, que funciona em um ciclo de vigília e sono. A todo momento, os mecanismos de reparo não cessam, mas durante o sono noturno, eles são mais eficientes, pois a frequência cardíaca, a secreção do cortisol e a adrenalina diminuem.

+++ Quais os benefícios do chá das folhas de louro para nosso organismo?

“Então o organismo trabalha de forma mais amena e a reparação, o anabolismo muscular e a síntese de colágeno são maiores durante a noite”, diz a médica, que orienta algo entre sete e oito horas diárias de sono de qualidade. Um sono de má qualidade mostra suas garras no amanhecer: acordar fadigado é um sinal.

Publicidade

A dermatologista explica que, como o sol, poluição e outros agentes agressores geram reações químicas incompletas na pele (radicais livres), é durante a noite, no sono, que ocorre a varredura desses radicais livres. “Mas isso, evidentemente, só vai acontecer se o corpo puder descansar”, afirma.

+++ Cientistas anunciam cura da primeira mulher com HIV após tratamento com células-tronco

Uma importante estratégia, segundo ela, é cuidar bem da pele antes de dormir; de preferência utilizando substâncias que vão potencializar a ação de reparo e regeneração celular. “Antioxidantes como Vitamina C, Vitamina E, resveratrol, picnogenol, luteína e ômegas 3 e 6 podem ser usados sempre após limpeza e tonificação da pele”, sugere a dermatologista. Outro ponto importante com relação ao sono da beleza diz respeito à posição de dormir.

Publicidade

“O fato de dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro, ou sempre de um dos lados, vai formando rugas dinâmicas importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”. E o ideal é dormir sempre de barriga para cima ou de lado.