Publicidade

Mar, sol, água fresca… Especialistas listam vantagens de ir à praia para o corpo e mente

Médicos recomendam a praia para prevenir doenças como a ansiedade, estresse, depressão e artrite; saiba mais

Mar, sol, água fresca… Especialistas listam vantagens de ir à praia para o corpo e mente – Foto de Brady Knoll no Pexels

Mar, sol, sombra e água fresca são algumas características da praia, local onde muita gente vai para aproveitar o clima quente, momentos com a família e os amigos e apreciar a bela vista. Além disso, frequentar a praia tem benefícios grandiosos para a mente e o corpo. Médicos recomendam a praia para prevenir doenças como a ansiedade, estresse, depressão e artrite.

Publicidade

Conheça os benefícios de ir à praia

Alivia o estresse

Para a biomédica Dra. Adriana Lima, os efeitos da água do mar e do sol sobre o nosso corpo aliviam todo o acúmulo de estresse com a agitação do dia a dia. “O som do mar e o visual também são ótimos para acalmar a mente. A serotonina é o hormônio responsável pelo relaxamento. A felicidade é liberada no corpo quando ouvimos o barulho da onda e a luz do sol trazendo um efeito terapêutico combatendo a ansiedade e o estresse”, diz.

Repõe a vitamina D

Uma das principais vitaminas para o nosso corpo é a D. Com a correria do dia a dia, temos pouca absorção desta vitamina, já que pode ser reposta facilmente ficando poucos minutos diariamente no sol. A infectologista Flávia Cohen revela que o sol é uma fonte de vida para nós. Acontece que a vitamina D, na verdade, é um hormônio e ele precisa ser produzido pelo nosso corpo através de estímulos, como a luz e radiação solar – não é à toa que é conhecido como ‘hormônio da luz’.

Publicidade

+++ Verão chegando! Veja 4 praias brasileiras paradisíacas para visitar

Entenda que a necessidade de se expor ao Sol para a produção da taxa mínima fisiológica não quer dizer passar o dia ‘torrando’, mas, sim, sobre a necessidade de se colocar 20 minutos com o corpo 80% desnudo em um ambiente ao ar livre, entre as 10h e 16h, para a radiação solar se converter em hormônio, e assim, fortalecer o sistema imunológico. Esse é o mínimo necessário por dia! Em dias de verão, você pode se proteger com guarda-sol, protetor solar, blusas e acessórios de proteção UVA e UVB.

Após um dia na praia, dormimos melhor

Publicidade

Depois de um período do dia na praia, é certo afirmar que você terá uma noite de sono muito boa e tranquila, aliás,é uma ótima opção para quem sofre de insônia. A Dra. Adriana Lima ressalta que a praia ajuda a liberar os principais fatores que inibem o sono e que a fadiga física, ansiedade, estresse e desequilíbrios hormonais são nivelados no corpo com a exposição ao sol.

Reduz dores e inflamações

Dra. Flávia Cohen faz um outro alerta para reduzir dores e inflamações principalmente em idosos: “exercitar-se na água é uma atividade aeróbica leve que ajuda na resistência do corpo sem causar impactos por conta da água, são ótimos para quem passou por uma cirurgia ou artrite”.

Publicidade

+++ Envelhecimento da pele: dormir poucas horas ou ter sono de baixa qualidade pode acelerar o processo

Tratamento de beleza

O sol e a água do mar têm um efeito positivo para o embelezamento da pele, pois ajudam a desintoxicar e tem funções antibacterianas. “O sol quente abre os poros da pele, a areia provoca uma esfoliação e ajuda a remover as células mortas, renovando a pele, já a água salgada retira as toxinas, desintoxica a pele e não se esqueça do protetor solar”, afirma Dra. Adriana Lima.

Publicidade

Aumenta os níveis de iodo no organismo

O Iodo é uma substância que está presente naturalmente na água do mar e é um importante suplemento para o funcionamento do corpo. “Manter os níveis de iodo adequado no organismo, as pessoas terão ótimos níveis de energia e taxas metabólicas, o iodo é responsável pelo crescimento de unhas e cabelos, além de propriedades anticancerígenas, o iodo é absorvido na pele quando se nada no mar”, revela Dra. Flávia Cohen.