Autoamor: um exercício que exige disciplina constante
Na coluna desta semana, Jamar Tejada garante: ”Ser seu próprio protagonista é o primeiro passo para uma vida mais leve e saudável”

Na coluna desta semana, Jamar Tejada garante: ”Ser seu próprio protagonista é o primeiro passo para uma vida mais leve e saudável”
Todos os dias recebo mensagens de pessoas insatisfeitas: “Não gosto das minhas rugas”, “Não aguento minhas gordurinhas”, “Eu preciso acabar com a celulite”, “Não suporto mais cabelo branco”… De fato nunca estamos satisfeitos, sempre achamos que tem algo pra melhorar, somos humanos e vivemos nessa louca e desenfreada luta por algo que nem sabemos direito o que é, mas que algo deve ser mudado, ah deve!
Estar insatisfeito pode ser visto por um viés positivo quando buscamos melhorar, evoluir… O problema é quando a sua insatisfação com algo chega a um ponto tão absurdo que você acaba anulando tudo aquilo que tem de bom para focar só naquilo que te incomoda, só enxergando o feio aos seus olhos ou então quando cria nessa insatisfação com o corpo a justificativa para mascarar um problema bem maior, abandonando o autocuidado.
+++ DETOX: a prática constante de cuidados que vai além do suco verde
A grande maioria das pessoas quando tem algum problema para encarar, problema que consideram dentro do seu “eu” muito difícil de ser resolvido, e não estou falando dos problemas estéticos ou de saúde, mas de problemas da vida mesmo: um trabalho que não gosta — ou a falta dele, um relacionamento difícil, dificuldade econômica, etc, acaba fingindo que não tem esse problema, empurrando-o com a barriga, buscando refúgio e descontando em comida, drogas, sexo, compras e criando, a partir dissa, não a resolução, mas vários outros problemas, como insônia, irritabilidade, falta de ânimo, ansiedade, nervosismo, negatividade e até mesmo depressão, que podem ainda gerar diabetes, doenças autoimunes, obesidade, entre tantos outros. Muitas vezes a melhor forma de tratar a doença é tratando a fonte geradora.
Outras pessoas transferem seus problemas para o próximo, deixando de se amar para “amar” o outro. Vejo muito isso nos casamentos fracassados, nos quais a mãe ou mesmo o pai se anulam e depositam toda a sua atenção sobre os filhos, acreditando ser mais fácil amar o filho do que a si mesmo, assim como existem pessoas que fazem isso com amigos, parceiros, namorados, amantes, etc, venerando o outro que não a si mesmo.
Quando você faz isso você passa ao seu interior a ideia de que você não é tão importante, que a sua vida não deve valer tanto assim, afinal você definiu um papel secundário para a sua própria vida e está deixando no seu ser emocional o registro de seu valor negativo. Você está deixando de lado a prioridade maior e central que é amar a si mesmo. Mas quando você se encara no espelho e consegue interpretar toda a dor que está interiorizada, você está dizendo a si mesmo que você consegue se aceitar e que é capaz e merecedor de seu cuidado, seu carinho e de tudo de bom que a vida tem a lhe oferecer.
Ser seu próprio protagonista é o primeiro passo para uma vida mais leve e saudável. Para começar a se amar mais não precisamos nos hospedar num spa ou viajar para longe. Um simples espelho pode ser a ferramenta necessária para recuperar ou, caso nunca tenha perdido, para criar o amor-próprio. Basta encarar seus olhos alguns minutos pra tentar decifrar o que tem lá dentro, encarar o problema.
Reconquistar-se exige exercícios, comece pelos mais básicos:
Acordou? Agradeça o dia, abra a janela, coloque o travesseiro no sol;
Arrume a cama;
Estique-se, espreguice-se, sinta a energia fluir pelo seu corpo;
Tome um banho, mas lave com carinho seus pés, seu umbigo, passe sabonete neles;
Corte você mesmo as unhas de seus pés;
Leve uma merenda pro seu trabalho;
Assine algum app de plataforma de música e ouça músicas que jamais ouviu na sua vida;
Não pode viajar? Baixe o Google Earth e viaje para onde sua mente permitir;
Compre um perfume novo, não olhe para o preço, só mire na sua essência;
Compre um sabonete caro, um shampoo diferente;
Aprenda uma receita de bolo integral, mas faça pra você mesmo;
Aprenda a meditar, tem no youtube;
Passe uma loção nas suas pernas e pés;
Compre um chá de um país estrangeiro, o prepare com carinho e o beba antes de dormir;
Vá a pé para seu trabalho, mas faça uma rota diferente, se for longe, mesmo assim vá por uma rota diferente;
Compre aquele creme que você sempre quis comprar, aplique-o como se fosse o produto mais milagroso;
Tenha sempre papel e caneta por perto, quando estiver ao telefone desenhe, preste atenção depois nos seus rabiscos, eles podem te dizer muito;
Vá a um museu sozinho;
Ligue pra aquela amizade de infância antiga, que acredita que você esqueceu;
Ore! Se não sabe, aprenda;
Tire todas as roupas do seu guarda-roupas, doe o que não usa;
Arrume essa bagunça;
Beba um vinho;
Beba mais água;
Teste seu sorriso no espelho;
Coma mais salada e aprenda a criar molhos para ela;
Faça check-up no corpo todo;
Tenha um livro de cabeceira, leia pelo menos uma folha por noite, depois daquele chá!
Já agradeceu por tudo que aprendeu hoje?
Reconquistar-se exige disciplina! Ame-se e dê vexame!
JAMAR TEJADA
Todas as quartas-feiras temos conteúdos exclusivos sobre métodos naturais para cuidarmos da saúde e do corpo… Daquele jeito que nós amamos!
Instagram: @Tejard
Contato: (11) 3063-1333
ACESSEM OUTROS TEXTOS QUE JÁ FORAM AO AR:
+++ Pessoas negativas e o impacto na sua saúde mental, espiritual e física