Publicidade
Com o Dia Nacional do Riso se aproximando, descubra 8 benefícios da risada para a sua saúde – Foto de Rodolfo Quirós no Pexels

No próximo dia 6 de novembro comemoramos o Dia Nacional do Riso. A data procura chamar a atenção da população sobre a importância do sorrir para vida, para a saúde, para o ambiente social e muito mais. A máxima de que “Rir é o melhor remédio” é, sim, verdadeira.

Publicidade

Abaixo, separamos para vocês oito benefícios da risada para a sua saúde. Está curioso para descobri? Confira a baixo essa lista tão interessante!

1. Diminui a dor

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Segundo a biomédica Adriana Antunesa explicação para isso se baseia nos hormônios como a serotonina e a endorfina, que são liberados no sangue e promovem a sensação de bem-estar.

2. Diminui as rugas e as linhas de expressão

Publicidade

“Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais. Dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”, defende a biomédica estética.

Segundo Dra. Adriana, ao sorrirmos genuinamente produzimos endorfina e serotonina, que são os hormônios da felicidade: “A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente”, finalizou ela.

3. Ajuda a resolver conflitos

Publicidade

Como seres sociais, algumas vezes podemos nos deparar com situações em que há divergências de opinião. Nessas horas, ter jogo de cintura pode acalmar os ânimos e transformar o clima do ambiente. “O riso é uma forma de terapia, pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem-estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, ao lidar com os filhos, entre outras tarefas da rotina, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, explica Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

4. Ajuda na saúde física

Para o professor de educação física Gui Guedes, o riso pode ser um importante aliado para a saúde física. Os movimentos provocados pelo riso podem te fazer perder 67 calorias em 20 minutos. Além disso, ainda ajuda a fortalecer o abdômen, melhora a respiração e movimenta até 80 músculos – mantendo-os relaxados por até 45 minutos.

Publicidade

5. Ajuda na imunidade

“Quando a gente está sorrindo, liberamos a betaendorfina. Isso ajuda a estimular o sistema imunológico, reduzindo no nível do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse que é produzido pelas glândulas suprarrenais”, explica a médica Flávia Cohen, infectologista da clínica FVC.

6. Promove a melhora da digestão

Publicidade

“Quando trabalhamos os músculos abdominais com as risadas, esse movimento funciona como uma massagem para o sistema gastrointestinal”, reforça ainda explica a Dra. Flávia.

7. Melhora a saúde pulmonar

“Ao dar risadas, você aumentará a entrada de oxigênio no pulmão, acentuando a ventilação pulmonar eliminando o excesso de dióxido de carbono e de vapores residuais. É como respirar fundo”, explica o pneumologista Dr. José Roberto Zimmerman.

8. Saúde bucal

Para o dentista Márcio Ramos, o sorriso enriquece quem oferece e presenteia quem recebe, um sorriso vale por mil palavras, o sorriso é a melhor e maior linguagem universal. Quem aí concorda?