Publicidade

Dia 22 de setembro marca o início da primavera; confira 5 curiosidades que você não sabia sobre a estação mais colorida do ano

Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim são algumas das flores típicas desta estação do ano; confira outras informações

Dia 22 de setembro marca o início da primavera; confira 5 curiosidades que você não sabia sobre a estação mais colorida do ano – Foto de Leigh Patrick no Pexels

Finalmente, a primavera chegou! É no dia 22 de setembro que marcamos o começo da estação no Hemistério Sul que se segue ao inverno e precede o verão, considerada por muitos a mais bonita do ano! É nítido que sua beleza está estreitamente ligada ao reflorescimento de diversas espécies de plantas, responsável por deixar os vasos, jardins, ruas, parques, campos, enfim, paisagens em geral mais vividas, coloridas e alegres.

Publicidade

Pensando nisso, a Bons Fluidos separou 5 curiosidades sobre a primavera que você provavelmente não sabia, para começarmos conhecendo um pouco mais sobre o período que se estende até o dia 21 de dezembro.

+ VEJA: Conheça a jovem paraense que vendia chip de celular e hoje estampa capas de revistas de moda

A primeira curiosidade está ligada ao nome “primavera”, que em Latim significa “boa estação”. Vale lembrar que, antigamente, o ano ocidental era dividido apenas em duas partes: veris e hiems, significando respectivamente “bom tempo” e “mau tempo”. As quatro estações surgiram somente no século XVII.

Sobre a segunda curiosidade, no primeiro dia da primavera, assim como no primeiro dia do outono, o dia e a noite têm a mesma duração. Isso se deve a um fenômeno conhecido como equinócio. Ou seja, durante o período, o sol bate diretamente na linha do Equador, fazendo com que ele ilumine os dois hemisférios igualmente.

Publicidade

Com o tempo, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas na primavera. Então, chegamos à terceira curiosidade: como os dias passam a ter mais horas, a maior incidência de luz faz com que o estímulo para que as plantas acumulem a energia necessária para abrir suas flores cresça.

+ VEJA: Delicadas e graciosas; entenda porquê as joaninhas são consideradas verdadeiros símbolos da sorte

Você então deve estar se perguntando: quais são as plantas da estação? As flores típicas da primavera e que estão englobadas na nossa quarta curiosidade são a rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Publicidade

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre os animais. Nossa quinta e última curiosidade está ligada à mudança de comportamento dos bichos nessa estação. Aqueles que estavam hibernando no inverno finalmente saem durante a primavera. Além disso, é nesta época que beija-flores e abelhas aumentam suas “atividades”.