Publicidade

Quarto de irmãos: manter as características de cada um no cômodo compartilhado?

Profissionais de arquitetura abordam os pontos que devem conduzir o projeto do dormitório e explica aos pais o que deve ser considerado para facilitar a rotina dos filhos no compartilhamento do ambiente

Quarto de irmãos: como equilibrar as escolhas e manter as características de cada um no cômodo? – Divulgação Luis Gomes/ Carlos Piratininga

Durante a infância, o compartilhamento de quartos entre irmãos pode ser motivo de conflitos. E não é para menos: desde cedo, a criança exprime o desejo de ter seu próprio cantinho onde possa expressar suas singularidades e gostos. Mas, na impossibilidade de ter um dormitório para dormir sozinho e chamar de seu, é possível sim que o ambiente dividido possa prover essas sensações de pertencimento e bem-estar.

Publicidade

Conhecer o perfil de cada criança, entender as características inerentes à faixa etária e realizar um bom planejamento são alguns dos caminhos apontados pela arquiteta Erika Mello. Para ela, a leitura individualizada e as soluções proporcionadas pela arquitetura de interiores pode, inclusive, incutir nos irmãos a felicidade de crescerem e dormirem juntos no mesmo dormitório.

Arquitetos dão dicas para pais confeccionares quartos
Com uma área pequena, o dormitório para duas irmãs teve a marcenaria como fio condutor do projeto. Com uma essência montessoriana, a estrutura de um beliche diferente: na parte debaixo, os nichos permitem expor o lúdico dos brinquedos e livros infantis. A cama superior é protegida pelo acrílico, provendo toda segurança para a tranquilidade dos pais. |Foto: Luis Gomes

“Muito além do descanso noturno, um espaço bem planejado assegura a oportunidade de os pequenos realizarem atividades educativas, brincadeiras e uma ambiência tranquila para as tarefas escolares e as aulas online. No final das contas, o objetivo é prover experiências e memórias muito positivas para os pequenos moradores”, explica Erika.

Junto com o também arquiteto e seu sócio, Renato Andrade, eles elencaram alguns pontos que norteiam esse processo. Acompanhe:

Delimite os espaços de cada um

Publicidade

Independente do gênero dos irmãos que coabitam o mesmo quarto, é importante que cada um tenha um espaço que se reconheça como indivíduo, independentemente da idade.

Aposte em cores e decoração

Depois de traçar o espaço dos pequenos moradores no dormitório, pensar na cor é outra missão muito importante. “A paleta adotada precisa dialogar com eles, destacando as preferências de cada um. O layout e o décor de um quartinho costuma se manter pelo período da infância e é fundamental que se sintam felizes, realizados e acolhidos no ambiente. Precisa se democrático e agradar a todos”, discorre Erika.

Publicidade

Divisão de brinquedos e roupas em móveis separados

Os arquitetos recomendam que cada irmão possa ter o seu cantinho para acomodar os itens que façam parte da sua história… brinquedos, livros, material escolar podem ser dispostos em uma divisão inteligente e composta por prateleiras, nichos e caixas organizadoras, entre outros recursos.

Aposte em mobiliários seguros

Publicidade

Principalmente se tratando de crianças pequenas, o cuidado precisa ser redobrado. Portanto, nada mobiliários pontudos, quinas e até mesmo tomadas de fácil acesso ou sem proteção.