Cordão sagrado: descubra os poderes do Japamala e como utilizar esta ferramenta na meditação

Saiba como o Japamala age durante a meditação com mantras e os benefícios desta ferramenta poderosa

Bons Fluidos Publicado quinta 19 novembro, 2020

Saiba como o Japamala age durante a meditação com mantras e os benefícios desta ferramenta poderosa
Veja como utilizar o Japamala para potencializar sua meditação - Instagram/ @somosmukta

Se você é praticante do ioga e meditação, certamente já deve ter observado pessoas utilizando colares nas mãos enquanto meditam. 

Estes colares, conhecidos pelo nome de Japamalas, são ferramentas antigas que foram desenvolvidas para manter a mente focada e livre de pensamentos durante as sessões de meditação e ioga. 

+ VEJA TAMBÉM: Mantra da gratidão para fazer durante a meditação da manhã dura 4 minutos e é revigorante

A palavra Japamala tem origem do sânscrito, no qual Japa significa sussurrar mantras repetidamente e Mala significa cordão ou guirlanda e, de acordo com a filosofia Hindu, ele tem a capacidade de ajudar na mentalização de mantras a fim de chegar a um estágio superior da consciência durante a meditação. 

No ocidente, os Japamalas são conhecidos como rosários sagrados e comumente utilizados como objeto de devoção espiritual e ferramenta poderosa para curar, acalmar e elevar a consciência espiritual. 

Como utilizar um Japamala

Um japamala é composto por 108 contas (ou sementes) e 1 meru (semente maior), este último designa onde deve-se iniciar a contagem, no entanto, há japamalas menores com uma quantidade de contas que variam entre 27  e 54. 

Os japamalas são comumente utilizados durante as meditações com mantras e para realiza-la, é necessário que você encontre uma posição confortável sentado e apoio seu Japamala em uma das mãos. 

+ VEJA TAMBÉM: 3 mantras indianos para inserir nas meditações e viver em paz consigo e com o Universo

Cada vez que recitar seus mantras, citar orações ou pronunciar o nome de divindades, deve-se puxar uma conta. No entanto, não se deve tocar o dedo indicador nas contas, já que ele está associado as poderes negativos como ego e julgamentos. 

O Meru, que indica o final ou o início do Japamala não deve ser contado como as 108 contas. Quando houver contado todas as contas, deve-se decidir se fará mais um ciclo ou não. 

Benefícios

Segundo os praticantes de ioga e seguidores das filosofias budistas, os benefícios da prática de meditação com Japamalas são:

  • Aumenta o foco durante a meditação com mantras.
  • Uma ferramenta eficiente e prática para contar mantras.
  • Uma maneira fácil de controlar o número de mantras recitados.
  • O contato físico com contas de oração transmite seus poderes de cura inerentes.
  • Uma vez que o mala esteja habilitado, ele pode ser usado para uma cura ainda mais poderosa para você e para os outros.
  • A escolha de um mala para comprar pode ajudar no processo de determinação de objetivos e intenções e buscas espirituais.
  • Ver ou usar um mala pode servir como um lembrete da intenção e objetivos de uma pessoa. Também pode ser usado como recompensa ou símbolo por realizar uma tarefa difícil.

Último acesso: 02 Dec 2020 - 15:29:19 (1043829).